Presos ao sanitário: entenda as regras de sobrevivência de astronautas que não podem voltar à Terra

A rotina de trabalho de um astronauta na Estação Espacial Internacional pode a 16 horas diárias

Com a volta para a Terra prevista para 2025, Barry “Butch” Wilmore e Suni Williamas vivem, desde o dia 5 de junho, na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

O local tem sua própria rotina e já é equipado para receber astronautas. De acordo coma a Nasa, a ISS é maior que uma casa de seis quartos, com dois banheiros, uma academia e uma janela com vista de 360 graus.

Para conseguirem manter a rotina e a noção de tempo, já que em 24 horas a Estação Espacial passa por 16 nasceres e pores do sol, o dia dos astronautas começa às 6 horas da manhã no horário de Greenwich (GMY). Por conta da quantidade de manutenções e pesquisas, os turnos de trabalho podem ir a 16 horas diárias.

Assim que acordam, ambos precisam escovar os dentes, algo normal para a maioria das pessoas, mas no espaço a escovação precisa ser feita de uma forma diferenciada. O astronauta precisa ficar com a boca fechada e engolir a pasta de dente após o uso, por conta da gravidade ou o produto pode sair voando.

Durante o banho é preciso ter duas toalhas, uma com água e sabão e outra para se secar. Quando for necessário lavar o cabelo, é preciso utilizar shampoo sem enxágue e uma toalha para fazer a limpeza dos fios.

Já para fazer as necessidades é um tanto curioso e diferenciado. Para urinar é preciso usar um tubo portátil. Nos resíduos sólidos, o astronauta usa uma barra de estabilização para poder ficar no vaso e conseguir se aliviar.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla me inglês) os resíduos são sugados por um tubo e eliminados no espaço.

A alimentação dos astronautas é feita de forma especial ainda em solo terrestre ou eles utilizam alimentos em pó. Dentro da estação é possível cultivar vegetais frescos. Assim, podem complementar suas refeições.

“Os astronautas podem escolher as refeições desde que os valores nutricionais e as calorias sejam mantidos dentro dos requisitos aprovados: 2800 calorias por dia. Os tabuleiros das refeições são preparados em terra para cada astronauta e são entregues à ISS antes da sua chegada”, explica o site da ESA.

Ao fim de toda preparação, é realizada uma reunião de planejamento diário com o Controle da Missão e logo a pós seguem para seus afazeres. Depois realizam exames de sangue e testes de ar diário das cabines.

Para manter o físico é preciso completar duas horas diárias de exercícios físicos. Mesmo com a gravidade é possível usar cargas utilizando cilindros de vácuo. Outras opções são correr preso à esteira e pedalar na bicicleta ergométrica.

No fim do dia, após a realização de todas as atividades necessárias, outra ligação para Houston é feita. Somente após o jantar é que os astronautas podem ter seus momentos de lazer e ir dormir.

Com acesso à internet, os tripulantes da estação espacial podem entrar em contato com seus familiares, assistir filmes e séries, além de poderem ficar por dentro dos acontecimentos na Terra.

O post Presos ao sanitário: entenda as regras de sobrevivência de astronautas que não podem voltar à Terra apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.