O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz novo alerta sobre tentativa de golpe contra aposentados e pensionistas: pessoas mal-intencionadas estão se passando por servidores do instituto e visitam os beneficiários em casa para, supostamente, fazer a comprovação de vida. Eles costumam solicitar fotos, dados e documentos ao cidadão.
O INSS não está fazendo esse tipo de ação. Caso receba uma visita desse tipo, não atenda aos falsários, nem forneça quaisquer informações ou documentos. Deve ainda denunciar pelo site FalaBR ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada.
Como Reconhecer um Golpe Contra Aposentados?

Esses golpistas utilizam várias táticas para enganar os beneficiários. Eles se apresentam de forma convincente, podem usar uniformes falsos e até se oferecem para ajudar nas tarefas diárias. No entanto, o objetivo deles é sempre o mesmo: obter informações pessoais e documentos para fins fraudulentos.
- Desconfie de visitas inesperadas: o INSS não realiza visitas domiciliares para comprovação de vida.
- Não entregue documentos ou dados pessoais a desconhecidos.
- Verifique sempre através dos canais oficiais do INSS.
O INSS Está Convocando Beneficiários para Prova de Vida?
Não, o INSS não está convocando os beneficiários para realizar o procedimento de prova de vida ou de recadastramento. Essa informação falsa tem sido disseminada em sites e portais. Desde 2023, a responsabilidade pela prova de vida é do próprio INSS.
- Os bloqueios de pagamento por falta de prova de vida estão suspensos até o final de 2024.
- A pessoa ainda pode realizar a comprovação de vida por conta própria, se desejar.
Como Realizar a Prova de Vida de Forma Segura?
Ainda que não seja mais obrigatória, a prova de vida pode ser feita de duas maneiras seguras:
- Pelo aplicativo Meu INSS: essa é a forma mais conveniente e segura de realizar a prova de vida sem sair de casa.
- No banco em que se recebe os pagamentos: preferencialmente utilizando a biometria, disponível em aplicativos ou caixas eletrônicos.
É importante estar sempre atento e utilizar as ferramentas seguras e oficiais para qualquer procedimento relacionado ao INSS. Isso ajuda a evitar golpes e garantir que suas informações e direitos estejam protegidos.
Denuncie Tentativas de Golpes
Se você ou alguém que conhece for alvo de um golpe, denuncie imediatamente. Utilize os canais oficiais:
- Site FalaBR
- Telefone: 135
A polícia também deve ser acionada para investigar e impedir que mais pessoas sejam vítimas dessas fraudes.
Mantenha-se informado, proteja seus dados e ajude a espalhar essa mensagem para outras pessoas. A prevenção é a melhor forma de proteção contra os golpistas.
O post Alerta: Novo golpe no INSS de falsos servidores visitam idosos em casa para aplicar fraudes! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.