Ricciardo confirma saída da Fórmula 1 e não será piloto reserva da Red Bull

Daniel Ricciardo já deixou claro: ele não aceitará ser apenas piloto reserva da Red Bull em 2025! Ao fim do GP de Singapura, o australiano adotou um tom de despedida da Fórmula 1 após 13 anos na categoria.

O piloto teve dificuldades com o carro da Red Bull (RB) desde o início da temporada, obtendo resultados aquém das expectativas ao lado de Yuki Tsunoda. Por esse motivo, a equipe parece cogitar a possibilidade de substituí-lo antes mesmo do GP de Austin, colocando Liam Lawson em seu lugar.

Desempenho de Ricciardo na temporada

Nesta temporada, Ricciardo somou apenas 12 pontos, estando 10 pontos atrás de Tsunoda. O australiano chegou à RB como substituto de Nyck de Vries no meio da temporada de 2023, e agora, pode enfrentar a mesma situação novamente. Ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir a vaga de piloto reserva da Red Bull, o piloto de 35 anos foi categórico ao afirmar que prefere procurar um assento em outra categoria.

Por que Ricciardo recusa ser reserva?

Ricciardo afirmou que “não está interessado em ser reserva da Red Bull. Obviamente, no ano passado fazia sentido manter um pé na porta e, obviamente, o grande objetivo era voltar para a Red Bull”. Para Ricciardo, “dar um passo atrás” não faz sentido no momento, pois seria como “reiniciar a carreira” em um momento que ele ainda demonstra velocidade na pista.

Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 de 2022 – Créditos: depositphotos.com / filedimage

A idade de Ricciardo como fator

Daniel entende que a idade começa a ser uma questão relevante e se torna um ponto de interrogação. Hoje, ele é o quarto piloto mais velho do grid, apenas atrás de Fernando Alonso (43 anos), Lewis Hamilton (39 anos) e Nico Hulkenberg (37 anos). “Acho que foi definitivamente mais fácil para mim quando tinha 25 anos em comparação com 35, mas talvez a competição esteja aumentando. Talvez seja porque o nível aumentou e provavelmente é uma tarefa difícil para eu competir nesse nível todas as semanas”, comentou.

Possibilidades para o futuro de Ricciardo

Apesar das dificuldades, Ricciardo está satisfeito com suas conquistas e deseja deixar o esporte com uma nota positiva. Ele comentou: “Não posso ficar desapontado com isso. Estou feliz por conseguir fazer isso uma vez e foi muito divertido.”

O retorno de Ricciardo à categoria na temporada passada foi interrompido quando ele quebrou a mão no GP de Bélgica, fazendo com que ele perdesse cinco corridas. Na sua ausência, Liam Lawson impressionou em sua campanha, e o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que Lawson não será emprestado a outras equipes.

Quem assumirá caso Ricciardo saia?

Isso sugere que Lawson será parceiro de Yuki Tsunoda em 2025 e competirá por uma vaga mais competitiva na Red Bull a longo prazo. Caso Daniel realmente escolha não fazer o papel de piloto reserva, acredita-se que Isack Hadjar, que ocupa a segunda colocação na Fórmula 2, assumirá o cargo de Lawson caso a transferência aconteça.

O post Ricciardo confirma saída da Fórmula 1 e não será piloto reserva da Red Bull apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.