Após quatro anos de crescimento, a produção agrícola do Ceará apresentou retração de 3,3% na geração de valor de produção em 2023, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tomate, maracujá, banana, mandioca e milho foram, nessa ordem, os cinco primeiros produtos no ranking estadual de valor de produção.
O tomate apresentou o maior valor de produção entre os produtos agrícolas levantados, R$ 719 milhões, um acréscimo de 20,2% na comparação com 2022. Em termos de quantidade produzida, os cinco primeiros produtos das lavouras cearenses, em 2023, são: mandioca, cana-de-açúcar, coco-da-baía, banana e milho.
A soja apontou sua maior quantidade produzida no Estado, 19,1 mil toneladas. A área de plantio da soja apresentou uma ampliação de 122,7%.
Guaraciaba do Norte, Tianguá, São Benedito, Ubajara e Ibiapina são os cinco municípios cearenses com os maiores valores da produção agrícola, tendo gerado juntos R$ 1,5 bilhão, o que representa 30,0% do valor obtido no Estado.
O maior valor da produção agrícola foi registrado no Município de Guaraciaba do Norte, que, sozinho, respondeu por 8,0% do total estadual.
O post CE: produção agrícola tem retração de 3,3% na geração de valor de produção apareceu primeiro em O Estado CE.