Serviços no Ceará recuam 0,3%; turismo também cai

O volume de serviços prestados no Ceará registrou retração de 0,3% em julho, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). O resultado interrompe uma sequência de três meses consecutivos de crescimento no setor, que havia acumulado alta de 3,9% entre abril e junho. Este é o primeiro resultado negativo desde março, quando o volume de serviços havia caído 2%. As estatísticas foram divulgadas nessa quarta-feira (11/09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da queda na comparação mensal, o desempenho do setor ainda apresentou avanço de 0,9% frente a julho de 2023. No acumulado do ano, o crescimento foi de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, no indicador dos últimos 12 meses, observou-se uma perda de fôlego, com o crescimento desacelerando de 2% em junho para 1,3% em julho.

Turismo
Outro destaque negativo foi o desempenho do turismo no estado. O Indicador de Atividades Turísticas (IATUR) mostrou queda de 2,7% na comparação com junho, refletindo uma retração nas receitas do setor no início da alta temporada. Porém, na comparação anual, o volume de atividades turísticas cresceu 4,2%, indicando que o setor continua mais aquecido do que no ano anterior.
A Pesquisa Mensal de Serviços é um dos principais termômetros da economia brasileira, medindo o comportamento conjuntural do setor de serviços, responsável por uma grande fatia do PIB nacional. A pesquisa investiga a receita bruta de empresas com mais de 20 funcionários, excluindo os setores de saúde e educação, e traz resultados para todas as unidades da federação.

Esta edição da pesquisa integra a nova série da PMS, que passou por atualizações metodológicas para melhor refletir as mudanças econômicas no país. A próxima divulgação, referente ao mês de agosto, será realizada em 11 de outubro.

Com o recuo observado em julho, especialistas mantêm atenção ao comportamento do setor nos próximos meses. A desaceleração dos serviços pode impactar o ritmo de crescimento da economia cearense, que vinha mostrando sinais de recuperação. Para agosto, há expectativa de estabilização, especialmente nas atividades turísticas, em função do período de férias e aumento no fluxo de visitantes ao estado. Na avaliação do contador e diretor de relações trabalhistas e sindicais do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Administrativos, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap Ceará), Gilson Castro, o ambiente econômico para o setor de serviços vem sofrendo diversas perdas. “Ao longo da pandemia, processo de custos e de composição de preços vem sendo impactado pela inflação, escassez de mão de obra e estagnação da economia. Isso faz com que a economia local sofra. Enquanto setor não tiver uma política de reestruturação e de incentivos para fazer a economia voltar a girar em ambientes e índices ais satisfatórios não será possível recuperar se uma data sazonal, onde se possa atingir números pouco expressivos”.

Cenário nacional
No cenário nacional, o setor de serviços brasileiro mostrou um desempenho positivo e cresceu 1,2% no mesmo período. Esse crescimento consecutivo resulta em um aumento acumulado de 2,9% entre junho e julho, elevando o setor a um novo ponto mais alto desde fevereiro de 2020, antes da pandemia.
Comparado a julho de 2023, o volume de serviços cresceu 4,3%, continuando a trajetória de alta que começou em junho com uma expansão de 0,8%. Este desempenho reflete uma recuperação robusta e uma tendência de crescimento sustentável no setor. No acumulado do ano, o setor de serviços apresentou uma expansão de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O indicador acumulado dos últimos 12 meses também revelou um aumento no dinamismo, passando de 0,8% em junho para 0,9% em julho de 2024. Três das cinco atividades investigadas apresentaram avanços significativos. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 4,2%, enquanto os serviços de informação e comunicação aumentaram 2,2%. Nos últimos dois meses, esses segmentos acumularam ganhos de 6,5% e 3,8%, respectivamente, indicando uma sólida recuperação nessas áreas.

O post Serviços no Ceará recuam 0,3%; turismo também cai apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.