Efeitos do clima foram mais severos em 2024 para 57% dos nordestinos

De cada dez nordestinos, seis acreditam que os eventos climáticos severos que afetaram a Região Nordeste, em 2024, bem como as consequências foram comparativamente piores do que o habitual. A constatação é da pesquisa “A Visão do Nordeste Sobre Mudanças Climáticas”, do Instituto Nexus de Pesquisa e Inteligência, divulgada nessa terça-feira (15).

Para 57% dos entrevistados, os eventos climáticos registrados ao longo do ano passado foram “piores que o normal” e, entre esses, 11% classificaram como “muito piores que o normal”. Outros 25% consideraram os eventos climáticos idênticos ao que vivenciaram em anos anteriores, e 12% disseram ter sentido melhora e 3% que a situação foi muito melhor. Cerca de 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam às perguntas.

Entre as mudanças percebidas, 96% dos entrevistados citaram aumento de temperatura; 90%, a ocorrência de menos chuva e 83%, secas mais graves, sendo que, entre os habitantes de cidades do interior com renda familiar de até um salário mínimo, a percepção da estiagem sobe para 86%. Quase metade (49%) dos entrevistados não consideram que a deterioração das condições climáticas seja uma crise, embora admitam se tratar de um “grave problema”. (Com Agência Brasil)

O post Efeitos do clima foram mais severos em 2024 para 57% dos nordestinos apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.