EUA: Bolsa sobem com alívio tarifário; montadoras e techs puxam alta

As bolsas dos EUA fecharam esta segunda-feira (14) em alta, impulsionadas por medidas de isenção tarifária para produtos de tecnologia e declarações do presidente Donald Trump em apoio ao setor automotivo.

No campo macroeconômico, a pesquisa do Federal Reserve (Fed) de Nova York mostrou que as expectativas de inflação para um ano subiram para 3,6% em março. As projeções de longo prazo, porém, permaneceram estáveis ou recuaram.

Desempenho dos índices

  • Dow Jones 0,78% (40.524,79 pontos);
  • S&P 500 ganha 0,79% (5.405,97 pontos);
  • Nasdaq avança 0,64% (16.831,48 pontos).

Isenção tarifária favorece big techs

A notícia de que alguns bens de consumo tecnológicos serão isentos de tarifas renovou o apetite por risco entre investidores. Apesar do alívio, o presidente dos Estados Unidos alertou que novas tarifas podem ser aplicadas ao setor de semicondutores na próxima semana, limitando o otimismo no médio prazo.

Entre as gigantes da tecnologia (“big techs”), a Apple registrou alta de 2,21%, favorecida pela isenção em itens como celulares e computadores. Analistas destacam que cerca de 80% a 90% dos iPhones são fabricados na China — tornando a empresa especialmente sensível a alterações nas tarifas de importação.

  • ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.

A Intel também teve desempenho positivo, com alta de 2,89%, após anunciar a venda de 51% de sua subsidiária Altera, especializada em chips programáveis.

Setor automotivo ganha fôlego

As montadoras também se destacaram nos EUA, com Ford subindo 4,07%, GM avançando 3,46% e Stellantis ganhando 5,86%. A valorização veio após Donald Trump afirmar que está buscando “ajuda” para o setor.

Apesar do otimismo inicial, o analista Edison Yu, do Deutsche Bank, alertou que Ford e GM podem enfrentar perdas anuais de US$ 4 bilhões a US$ 7 bilhões caso novas tarifas sejam implementadas.

Outras movimentações no mercado corporativo

As ações do Goldman Sachs subiram 1,93%, com investidores reagindo de forma positiva aos resultados do balanço trimestral. Outros grandes nomes do setor, como Bank of America e Johnson & Johnson, divulgarão seus números ao longo da semana, junto com a gigante do streaming Netflix.

  • 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.

Já as ações da Palantir subiram 4,59%, após a notícia de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) passará a utilizar o software de inteligência artificial da empresa para modernizar suas operações militares.

O post EUA: Bolsa sobem com alívio tarifário; montadoras e techs puxam alta apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.