O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido registrou alta de 2,8% em fevereiro de 2025 na comparação anual, desacelerando em relação aos 3% registrados em janeiro, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país.
Na comparação mensal, os preços ao consumidor subiram 0,4%, abaixo da previsão de 0,5%.
O índice de preços ao consumidor somado aos custos de manutenção da casa (CPIH), que inclui despesas habitacionais, subiu 3,7% nos 12 meses até fevereiro, ante 3,9% no mês anterior. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como energia, alimentos, álcool e tabaco, registrou alta de 4,4%, abaixo dos 4,6% registrados em janeiro.
Seu dinheiro pode render muito mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]
Projeções e impacto na política monetária do Reino Unido
O economista-chefe do Deutsche Bank para o Reino Unido, Sanjay Raja, avalia que o resultado pode oferecer algum alívio para a ministra das Finanças, Rachel Reeves, mas alerta que a tendência de longo prazo ainda aponta para alta nos preços.
O banco projeta que a inflação pode voltar a acelerar e atingir cerca de 4% ainda em 2025, impulsionada pelo aumento nos preços de energia e alimentos.
Apesar da desaceleração da inflação em fevereiro, Raja acredita que o Banco da Inglaterra (BoE) pode manter sua abordagem gradual na condução da política monetária. “Continuamos a projetar um corte de juros em maio como mais provável”, afirmou o economista.
Já a Capital Economics considera que a queda da inflação é temporária e pode ser revertida nos próximos meses. A consultoria britânica projeta que o índice pode voltar a subir para 3,0% em abril e atingir 3,5% em setembro.
Segundo a Capital Economics, o BoE demonstrou preocupação com o impacto da inflação sobre o crescimento dos salários, o que pode influenciar sua decisão sobre os juros. A consultoria prevê que o banco central pode interromper os cortes de juros em agosto e retomar a flexibilização monetária apenas em novembro.
O post Inflação do Reino Unido recua e fica abaixo de 3% em fevereiro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.