
Marcelo Alvarenga, 44 anos, é o único fabricante de remos no Rio Grande do Sul e envia seus produtos para todo o Brasil. Ele garante que seus remos são mais leves do que os de muitas marcas conhecidas. Natural da cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, Marcelo montou sua oficina no quintal da casa do pai em 2017, e fundou a Ocas Paddles. Para virar empreendedor, largou o emprego e apostou que o antigo hobby poderia ser um negócio.
Veja também > Aloha Spirit Saquamera 2025 encerra com recorde de público e disputas eletrizantes
Na enchente de 2024, que atingiu 420 municípios gaúchos do total de 497, a oficina de Marcelo ficou com água até o teto por 28 dias e ele não pode trabalhar durante três meses. A cidade de Canoas ficou muito conhecida na época da enchente porque foi lá que o cavalo caramelo permaneceu ilhado em cima de um telhado de zinco por vários dias até ser resgatado.

No mês de maio de 2024, a média de chuva diária na região chegou a ser de 400 mm. O lago Guaíba, que fica a cerca de 8km de distância da oficina de Marcelo, avançou até alcançar o teto da loja. Marcelo tentou empréstimo em vários bancos para reconstruir a oficina. No quinto banco em que pediu ajuda, conseguiu ser contemplado com um financiamento com juros mais baixos para empreendedores atingidos pela enchente, e recomeçou o negócio.
Marcelo trabalhava com TI quando decidiu fazer um standup paddle e um remo, em 2013. E fez tudo com uma serrinha elétrica. A prancha tem 12 pés e pesa cerca de 30 quilos, construída em madeira naval. Ele a usa até hoje em passeios pelo Guaíba. A super prancha não conhece água salgada.

Foi com o standup paddle caseiro que Marcelo pegou gosto pelos remos e desde então não parou mais. Começou a receber encomendas de amigos e passou a viver exclusivamente deste negócio. Esta semana está enviando uma encomenda grande para uma escola de Santos, SP, e recebe pedidos de todo o país. E revela que os remos são feitos com dois tipos de madeiras: kiri japonês e caxeta.
Marcelo também faz troféus e medalhas, remos decorativos, tudo em madeira, para campeonatos, gravando as informações com um pirografo. Para mais informações acesse acesse @ocaspaddles.
Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp
O post A trajetória de superação da Ocas Paddles apareceu primeiro em Aloha Spirit Mídia.