
Iniciativa oferecerá orientação jurídica por WhatsApp 24 horas por dia entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março OAB-RJ lança campanha de orientação para vítimas de crimes de intolerância durante o Carnaval
Divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) lança, nesta sexta-feira (26), a campanha “OAB-RJ pela Diversidade no Carnaval” para oferecer suporte e orientação jurídica para vítimas de crimes de intolerância durante os dias de folia.
O atendimento será realizado por meio de cinco números de WhatsApp, disponíveis 24 horas por dia, entre a sexta-feira (28) e a Quarta-feira de Cinzas (5).
A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Defesa da Diversidade da OAB-RJ e conta com o apoio do programa Rio Sem LGBTIfobia, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e da Secretaria de Estado da Mulher.
Segundo a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, a campanha busca garantir um Carnaval seguro e inclusivo “Esperamos ter uma festa de tolerância no Rio, mas, caso haja a prática de ilícitos, a Ordem estará à disposição para apoiar as vítimas, fornecendo informações e orientações sobre onde buscar atendimento adequado”, afirmou.
Cinco números de telefone foram disponibilizados para atendimento via WhatsApp:
(21) 98172-3928
(21) 99504-0044
(21) 96482-2450
(21) 98154-0379
(21) 97617-7273
Delegados da Diretoria da Diversidade da OAB-RJ estarão de plantão para auxiliar vítimas de crimes como LGBTfobia, intolerância religiosa, racismo e violência de gênero. O atendimento será feito de forma ininterrupta ao longo do Carnaval.
Para o diretor de Defesa da Diversidade da OAB-RJ, Nélio Georgini, a campanha reforça o compromisso da Ordem com a cidadania e a inclusão “A OAB é uma instituição de toda a sociedade. Pessoas cisgêneras, transgêneras, negros, mulheres, todos unidos fortalecem ainda mais a OAB. Essa campanha possibilita uma conexão direta entre os foliões e nossos advogados, que atuarão de forma acolhedora”, destacou.
Além da campanha da OAB-RJ, a Secretaria de Estado da Mulher também lançou recentemente a campanha “Não é Não! Respeite a decisão”, voltada para o combate ao assédio durante o Carnaval.
OAB-RJ disponibilizou 5 números de telefone para o atendimento de vitimas de intolerância durante o carnaval
Divulgação