
Um rio atmosférico carregado de umidade vindo da Amazônia pode provocar fortes chuvas isoladas a partir desta quinta-feira (27) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, aponta o Instituto de Meteorologia MetSul. O Corredor atmosférico deve atuar ainda neste final de semana na parte sul do país.
O fenômeno se encaminha para a região Sul com elevados índices de água. A MetSul explica que, ao interagir com a massa de ar quente que cobre a região, o rio atmosférico favorece episódios de chuva muito forte e intensa localizados.
Alguns destes episódios podem trazer volumes de chuva excessivamente altos em curto período, entre 100 mm a 200 mm de precipitação em menos de três horas, em locais específicos. Ou seja, chuva de um mês ou mais em um par de horas em setores isolados, aponta a meteorologia.
Riscos de alagamento

Conforme a análise da MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm um risco aumentado de chuvas excessivas e localizadas entre esta quinta e sexta-feira (28) por conta do corredor de umidade. Porém, não é possível pontuar quais locais serão afetados.
Nos locais onde pode chover, existe o risco de alagamentos e inundações, com o transbordamento de arroios e córregos, além de deslizamentos de terra e quedas de barreiras em áreas de relevo, alerta a MetSul. As chuvas devem ocorrer no final da tarde e à noite.
Não deve afetar o Sudeste
No Sudeste do Brasil, há um bloqueio atmosférico que impede a chuva na maior parte da região. Isso faz com que a umidade vinda da Amazônia siga em direção ao Oeste, afetando agora o Sul do Brasil e países vizinhos.
O rio atmosférico pode interagir com a massa de ar muito quente e instável, podendo gerar temporais isolados que, em alguns pontos, podem ser fortes, com granizo e vendavais capazes de causar danos.
O que são os rios atmosféricos?
Os rios atmosféricos são regiões longas e concentradas na atmosfera que transportam ar úmido dos trópicos para latitudes mais altas. O ar úmido, combinado com ventos de alta velocidade, produz chuva pesada ao atingir o continente, especialmente em terrenos montanhosos.
Esses eventos extremos de precipitação podem levar a inundações repentinas, deslizamentos de terra e danos catastróficos à vida e à propriedade. Quando os rios atmosféricos passam sobre a terra, eles podem causar condições semelhantes a de ciclones intensos com chuvas torrenciais, vento muito forte e alturas de ondas significativas na costa.