Ao receber, no Palácio da Abolição o prefeito de Massapê, Ozires Pontes (PSDB), que se fazia acompanhar do presidente da ALECE, Romeu Aldigueri, o governador Elmano de Freitas provou estar cumprindo o seu propósito de campanha eleitoral, no sentido de “governar para todos, e não apenas para aliados”. De uma só vez, ele confirmou a concessão a Ozires, que foi seu adversário três projetos de grande utilidade e urgência, no campo da saúde, comércio e mobilidade urbana. Ao que todos sabemos, e testemunhamos ao longo de dezenas de eleições nos dois últimos séculos, Elmano não é o único gestor eleito que prometeu ser “governante de todos”. O problema é que a quase totalidade dessas promessas jamais foi cumprida, e, na maioria dos casos, adversários derrotados, que ficavam “de baixo” eram tratados com as penas da Lei, ou mesmo sem elas. A atitude do governador Elmano, ao assegurar projetos benéficos a um prefeito que foi seu rival no pleito passado, teria sido apenas mais um ato político, na tentativa de atrair para o grupo governista, assim como para uma sua futura reeleição. Entretanto, mesmo que se trata-se de uma verdade, Elmano comprova a sua intenção de não negar a um município medidas de que necessita para proporcionar à sua população condições de exercer a sua cidadania, com uma vida digna e livre de dos problemas enfrentados pelos seus gestores. Portanto, se o governador Elmano almeja ingressar na História, deverá manter o cumprimento do que prometeu em 2022. Tem mais respeito quem governa sem os resquícios de campanhas, beneficiando a todos.
Mérito Industrial. O industrial Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC e vice-presidente da CNI, apresenta os novos dos ganhadores da Medalha do Mérito Industrial, da entidade cearense e da Confederação Nacional da Indústria. São eles: Erick Torres, CEO da Mittal; João Fiúza, da Diagonal Engenharia; Edmilson Lima Júnior (Regina Agro) e Pedro Grendene, mais importante fabricante de calçados do país, e que mantém em Sobral a mais importante das suas indústrias no país e fora dele.
Polícia Municipal. Na CMF, avança a proposta de mudança de Guarda Municipal para Polícia Municipal, dada a necessidade de ação integrada entre esta instituição e a PM. Para o autor da proposta de mudança na Lei Orgânica, vereador Ronaldo Martins (Rep.) se forem ajudados, todos os municípios podem assumir a mesma medida.
Júnior Mano em Ação. Sem preocupação com casos enfrentados na Justiça Eleitoral, o deputado Júnior Mano (PSB), candidato de Cid Gomes ao Senado, abre as portas do seu Escritório em Fortaleza onde ele, segundo declara, está recebendo todas as lideranças políticas de Fortaleza, com que planeja estabelecer parcerias políticas para 2026.
Competência de Jade. Por ocasião do Encontro de Prefeitos e Associações Sociais, a vice-governadora e Secretária de Assistência Social, Jade Romero, mostrou novamente a sua adaptação aos cargos que assume. Por conta disso, e em momento de grande oradora, transformou aquele Encontro em reunião técnica, e não política.
Visitando e fiscalizando. Hoje, 27, o governador Elmano de Freitas, em companhia do titular da Infraestrutura, Hélio Winston, fazem visita de acompanhamento às obras do VLT Ramal, importante via que liga à Linha Nordeste do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com 2,5 Km. Trata-se de obra fundamental para o turismo e economia.
Medo que se espraia. Tendo em vista que o TRE joga mais pesado do que nunca, a cassação do prefeito Joani e da vice-prefeita de Morada Nova, tira o sossego dos prefeitos de Coreaú, Aracati, Canindé, Miraíma, Quixeré, Ipu, Barroquinha, Choró e Santa Quitéria. O de Choró, está foragido, e o de Santa Quitéria, é mantido preso.
Ajuda do BNB. Em boa hora, o BNB promove o I Seminário de Prefeitos do Ceará, com 52 prefeitos, assim como de vices e secretários. O alvo eminente técnico é o desenvolvimento sustentável, que terá como maior ponto de apoio a ampliação dos recursos do CrediAmigo e do AgroAmigo, que dispõe de bilhões para ajuda aos setores.
Virada de Adail. Depois de ter sofrido sufocos, tendo sido até preso, e com a sua empresa invadida em 2020, sob graves acusações e tendo até R$ 2 milhões da sua empresa apreendidos, o ex-deputado Adail Carneiro foi inocentado, livre e terá os seus milhões devolvidos. Agora, poderá mover milionário processo contra o Governo.
Bondade demais. Por causa de excesso de “bondade” o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalvez está sendo alvo de processo pelo TJCE, acusado de infrações no seu primeiro mandato. Ele teria admitido, sem freio, servidores contratados e comissionados, provocando um aumento de mais de R$ um milhão. E a Justiça nega apelos da sua defesa.
O post Uma gestão para todos apareceu primeiro em O Estado CE.