A economia do Ceará encerrou o ano de 2024 com um crescimento expressivo de 5,5% em relação ao ano anterior, consolidando-se como um dos estados de maior avanço econômico do país. O desempenho coloca o estado na terceira posição do ranking nacional, atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Pará (5,6%), e bem acima da média nacional, que foi de 3,8%. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), um indicador divulgado mensalmente que incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este avanço marca o melhor desempenho da economia cearense nos últimos 14 anos, refletindo um ambiente favorável para investimentos e expansão da atividade produtiva. A estratégia adotada pelo Governo do Estado, tem sido determinante para este crescimento, com incentivos que favoreceram a instalação de novas empresas e a expansão de empreendimentos já estabelecidos.
Investimentos
De acordo com Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), os incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) foram cruciais para a atração de 29 novas empresas e ampliação de cinco grandes empreendimentos. Somados, esses investimentos ultrapassam R$ 1,1 bilhão e devem gerar mais de 7.400 novos empregos no estado. Além do volume de investimentos, a indústria cearense apresentou crescimento de 6,9% em 2024, o maior dos últimos 11 anos.
Destaques
O crescimento do Ceará também superou as taxas das cinco regiões do Brasil: Norte (4,8%), Nordeste (4,0%), Sudeste (3,2%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (2,9%). Além disso, estados economicamente relevantes, como São Paulo (3,8%), Minas Gerais (3,0%), Pernambuco (4,7%) e Bahia (3,1%), ficaram abaixo do desempenho cearense, consolidando o estado como uma das locomotivas do crescimento nacional.
“Com uma política econômica focada na expansão industrial e na atração de novos investimentos, as perspectivas para 2025 são otimistas. O governo estadual continua implementando medidas para diversificar a economia, fortalecer o setor produtivo e estimular a geração de empregos, consolidando o Ceará como um dos estados mais promissores do país no cenário econômico nacional”, considerou o economista Helder Cavalcante.
O post Economia do Ceará cresce 5,5% e supera média nacional apareceu primeiro em O Estado CE.