
Ao som de Jorge Ben Jor e Tim Maia, bloco desfila pela Av. Afonso Pena com trio elétrico, banda, bateria, alas de dança e de pessoas com deficiência. Este ano, o tema do desfile foi “Salve o Verde”, uma proposta de celebração da natureza. Chama o síndico arrasta centenas de pessoas na Avenida Afonso Pena
Uma multidão caiu na folia ao som do bloco Chama o Síndico, no Centro de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (26). O cortejo percorreu a Avenida Afonso Pena, entre o Palácio das Artes e a Praça Sete.
O tema do desfile deste ano, ‘Salve o Verde’, foi projetado em um prédio que fica na esquina da Rua Pernambuco com a Av. Afonso Pena.
A iluminação ganhou destaque ao cobrir o cenário de tons de verdade, criando o que o bloco define como um “jardim sonoro”.
Carnaval de BH 2025: Desfile do bloco Chama o Síndico, na Avenida Afonso Pena
Cemig/Divulgação
O desfile contou com trio elétrico, banda completa e bateria com instrumentos de corda, metais, percussão e um trio vocal.
A ala de dança ‘sindical’ e de pessoas com deficiência também encantou pela beleza, com os dançarinos vestidos em tons de verde e usando adereços em alusão à fauna e à flora brasileiras.
A proposta foi chamar atenção para a importância da preservação ambiental. Inspirado no pensamento do líder indígena Ailton Krenak e de povos originários, o bloco propõe um manifesto em defesa da natureza, destacando a relação entre a humanidade e o meio ambiente.
Carnaval de BH 2025: Desfile do bloco Chama o Síndico, na Avenida Afonso Pena
Cemig/Divulgação
Desde 2012
O Chama o Síndico desfila há 13 anos reunindo músicos e produtores culturais envolvidos na retomada do Carnaval de rua de Belo Horizonte. O bloco homenageia dois ícones da música brasileira: o cantor e compositor Jorge Ben Jor e o “síndico do Brasil” Tim Maia, morto em 1998.
No repertório, a mistura de ritmos como samba, funk, afoxé, xote, soul, carimbó e reggae power deram o tom da festa, interpretando grandes sucessos dos artistas homenageados pelo grupo.
Carnaval de BH 2025: Desfile do bloco Chama o Síndico, na Avenida Afonso Pena, Centro da capital
Cemig/Divulgação