Juro alto deixa empresariado vagabundo, diz Rubens Ometto

O empresário Rubens Ometto afirmou nesta quarta-feira (26) que o fator que mais atrapalha o empresário brasileiro hoje é o alto patamar da Selic. Segundo ele, com juros reais na casa dos 10%, é impossível administrar qualquer investimento.

“Se você tem a condição de aplicar o seu dinheiro a 15%, 16% —em alguns casos a 20%, 25% ao ano—, você vai ficar vagabundo. Por que você vai correr risco? Você vai fazer com que todo mundo fique sentado na cadeira sem fazer nada, e o dinheiro não produz”, disse o fundador da Cosan durante evento do BTG Pactual.

Além da Selic alta, Ometto também mencionou a insegurança jurídica como um dos fatores que mais atrapalham o empresariado no Brasil.

“Com esse nível de juros reais de 9%, 10% ao ano, é impossível você administrar qualquer investimento”, afirmou.

Segundo Ometto, com uma taxa de juros mais adequada, “todo mundo vai ter que deixar de ser vagabundo”

“Vai ter que começar a trabalhar para que seu negócio dê retorno, ou imobilizando, ou fazer private equity, ou lançando no mercado de capitais, ações. Você vai alavancar e crescer muito”, acrescentou.

O empresário disse ser “uma pena” que a Selic alta atrapalhe o cenário de negócios. Na visão dele, com poucas mudanças o país decola. “Dói, porque é um negócio simples para ser feito”, afirmou.

Durante o painel, Ometto afirmou que seu sonho de negócio era a Vale, que acabou sendo frustrado, segundo ele, pelo patamar dos juros.

Em janeiro, a Cosan se desfez de sua participação acionária na mineradora (cerca de 4%) por R$ 9 bilhões, encerrando uma tentativa frustrada de conseguir influência na mineradora.

“Nós fizemos um investimento na Vale que não deu certo por causa de juros”, disse. “A gente contava com juros de 8,5%, e isso fez com que a gente não conseguisse manter o portfólio na Vale, que é uma empresa fantástica”, disse.

“Nós abortamos a operação, saímos, realizamos o prejuízo. É o tombo que a gente leva.”

Ometto também falou sobre seus empreendimentos hoje no setor de energia limpa, como o etanol de segunda geração, que usa o bagaço de cana para produzir mais combustível.

“Você aumenta a produção por hectare em 40%. Mais do que isso, se você eletrificar as usinas, você consegue dobrar a produção de etanol por hectare sem nenhum investimento em plantio cana”, afirmou.

Ao comentar sobre os custos, o empresário disse estar fazendo com recursos próprios, um investimento de R$ 9 bilhões. (Folhapress)

O post Juro alto deixa empresariado vagabundo, diz Rubens Ometto apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.