Lula perderia para Bolsonaro e Tarcísio em 5 de 8 estados, aponta Genial/Quaest

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia para Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições de 2026 em seis dos oito estados analisados. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), venceria o petista em cinco estados.

A pesquisa foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro, com entrevistas presenciais de eleitores com 16 anos ou mais. O número de entrevistados variou entre 1.104 e 1.482 por estado, com margem de erro de três pontos percentuais para a maioria dos estados e dois pontos para São Paulo.

Bolsonaro lidera contra Lula na maioria dos estados

Na disputa direta entre Bolsonaro e Lula, o petista só venceria na Bahia e em Pernambuco. Nos demais estados, Bolsonaro sairia vitorioso, conforme os números abaixo:

  • São Paulo: Bolsonaro 45% x 36% Lula
  • Goiás: Bolsonaro 50% x 30% Lula
  • Paraná: Bolsonaro 51% x 30% Lula
  • Minas Gerais: Bolsonaro 42% x 40% Lula (empate técnico)
  • Rio de Janeiro: Bolsonaro 41% x 41% Lula (empate técnico)
  • Rio Grande do Sul: Bolsonaro 44% x 38% Lula

Tarcísio também venceria Lula em cinco estados

Com a inelegibilidade de Bolsonaro até 2030, a Quaest testou um cenário com Tarcísio de Freitas, cotado como principal nome do bolsonarismo para 2026. O resultado foi semelhante ao de Bolsonaro, com vitórias em São Paulo, Goiás e Paraná.

Em Minas Gerais (40% x 37%) e no Rio Grande do Sul (41% x 36%), Tarcísio aparece numericamente à frente, mas empatado tecnicamente com Lula dentro da margem de erro. O governador paulista perderia apenas na Bahia e em Pernambuco.

Rejeição elevada pode dificultar reeleição de Lula

Outro dado que preocupa a equipe de Lula é sua alta rejeição, especialmente nos estados do Sudeste e Sul. Em São Paulo, 66% dos eleitores afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum. Outros índices elevados aparecem em Minas Gerais (62%), Paraná (68%) e Rio de Janeiro (58%).

Já na Bahia (59%) e em Pernambuco (58%), Lula ainda mantém respaldo popular, com maioria dos eleitores afirmando que conhecem e votariam nele.

Desaprovação ao governo Lula cresce

O levantamento também indica um crescimento na percepção negativa do governo. A desaprovação ao terceiro mandato de Lula ultrapassou 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e já supera numericamente a aprovação até mesmo na Bahia e em Pernambuco, onde o petista ainda mantém vantagem em relação aos adversários.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.