O deputado federal cearense André Fernandes (PL) foi citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma relação de novas lideranças políticas da direita bolsonarista. Após a eleição pela Prefeitura de Fortaleza em 2024, em que perdeu no segundo turno por pouco menos de 11 mil votos, Fernandes passou a ser apontado como nova liderança da oposição e da direita no Ceará.
Em entrevista nessa terça-feira (25) à Rádio CBN Recife, o ex-presidente falava de possíveis nomes que pudessem substituir ou suceder a sua liderança no campo político da direita no Brasil. Apesar de estar atualmente inelegível, Bolsonaro reforçou a intenção de concorrer a presidente da República na eleição de 2026. Segundo ele, seria uma “negação da democracia” caso ele fosse impedido de participar da disputa e negou haver “plano B”.
Por outro lado, Bolsonaro citou o surgimento dessas novas lideranças a partir da direita mais ligada a ele. Além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi seu ministro, o ex-presidente mencionou ainda jovens políticos do Partido Liberal (PL). “Há uma juventude hoje conosco em todo o Brasil, como Nikolas (Ferreira), André Fernandes e o (Delegado) Zucco, no Rio Grande do Sul”, afirmou Bolsonaro, destacando que são nomes que “apareceram” com ele.
Ele fez um contraponto ao campo da esquerda, afirmando que o presidente Lula (PT) não teria substitutos ao seu nome. “Você não vê isso na esquerda, não há nomes de destaque na esquerda. Se Lula resolver se aposentar hoje, não tem um substituto para ele”, disse, em seguida citando o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), mas dizendo que o petista não agregaria “valor eleitoral”.
Haddad já foi candidato pelo PT à Presidência da República em 2018, substituindo Lula, que estava preso na ocasião, perdendo a eleição para Bolsonaro naquele ano.
O post Bolsonaro menciona André Fernandes como uma das novas lideranças da direita no país apareceu primeiro em O Estado CE.