Angústia e Aspirações

Recentemente, tive a oportunidade e o privilégio de reler um texto de J. K. ­Galbraith,
A Sociedade Justa, e outro de Paul Kennedy, Preparando para o século XXI.
Coincidentemente, as primeiras leituras ocorreram num momento bastante oportuno: no final do Século XX, limiar do novo milênio. Quais são os desafios da Humanidade? Como será o nosso modo de vida? Como a sociedade pode encontrar melhores caminhos para o século XXI? Como disse Goethe, entendemos a vida como luta e conquista e não como renúncia e fuga, e por sua vez, Victor Hugo salientou que todas as grandes conquistas são mais ou menos o preço da audácia.
Os dois livros refletem, de um lado, preocupação e angústia e, de outro, desejos e aspirações. John Kenneth Galbraith destaca pontos importantes como a justiça, a distribuição da renda e o poder, a relevância da educação e do meio ambiente, bem como a necessidade de uma sociedade melhor para os menos afortunados, do ponto de vista da liberdade pessoal, da discriminação racial e étnica, da saúde e do emprego. Por sua vez, Paul Kennedy mostra a preocupação com a explosão demográfica, a globalização sem limites e sem regras, bem como com a agricultura mundial, a fome, a biotecnologia, a robótica e a educação,
Vale a pena analisar e refletir com profundidade sobre as ideias dos mencionados autores, para que tenhamos sociedades democráticas, com justiça, liberdade e paz.

GONZAGA MOTA
PROFESSOR
APOSENTADO DA UFC

O post Angústia e Aspirações apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.