Alinhamento de planetas ocorre nesta semana; entenda o fenômeno

Fenômeno raro acontece nesta semanaGetty Images

Considerado um evento raro por acontecer algumas vezes durante o século, o alinhamento planetário, conhecido como “desfile de planetas”, estará visível para os curiosos e entusiastas da astronomia ao longo desta semana.

Segundo os pesquisadores do site norueguês Timeanddate, a aparição noturna de seis planetas, com quatro deles visíveis a olho nu, terá seu pico até quarta-feira (26). Isso acontece porque será possível enxergar todos eles acima do horizonte.

Neste período, os planetas Marte e Júpiter estarão visíveis no alto do sudeste. Já Vênus, o mais brilhante, vai aparecer no oeste, com Saturno logo abaixo.

Netuno e Urano também participarão do “desfile”, mas serão difíceis de enxergar sem equipamentos específicos para observação astronômica.

O que é o alinhamento planetário?

O “alinhamento planetário” não acontece porque os planetas ficam um do lado do outro, mas sim do “efeito visual” que suas posições no céu causam quando observadas da Terra.

Cada planeta tem uma órbita própria e velocidades diferentes em relação ao Sol e, por isso, suas posições relativas mudam constantemente. No entanto, quando vistos da Terra, esses planetas podem parecer alinhados em determinados momentos, o que pode criar a ilusão visual de que estão próximos ou em linha reta, mesmo que, na realidade, estejam separados por milhões ou bilhões de quilômetros no espaço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.