Superação: voluntário ajuda ex-morador de rua a recuperar emprego e família em Matão


Ademir Fernando Braga ficou quatro anos nas ruas como usuário de drogas e conseguiu se livrar do vício após encontro com Antônio Melges. ‘Histórias que salvam’: morador de rua vira empresário em Matão
Uma história de solidariedade, persistência e superação permeiam a vida do serralheiro Ademir Fernando Braga e do voluntário Antônio Melges, o Toninho, de Matão (SP).
Fernando passou quatro anos em situação de rua devido ao vício em drogas e na época perdeu a família e o emprego. Já Toninho, se dedica a ajudar pessoas em vulnerabilidade, com alimentos e palavras de incentivo.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A realidade muitas vezes invisível dos moradores em situação de rua não passa despercebida aos olhos do voluntário, e assim, ele percebeu Fernando embaixo de um pontilhão e ofereceu ajuda. Hoje, Fernando é proprietário de uma serralheira e recuperou a família.
“Ter a oportunidade e chegar nessa pessoa, conversar com ela e ouvir o que tem a dizer, de tirar alguma coisinha e de repente poder ofercer uma nova chance é tudo para mim. Vale a pena acreditar no ser humano, e o Fernando é prova disso”, disse.
Solidariedade e superação: Toninho e Fernando se encontraram há oito anos e vida de serralheiro mudou em Matão
Ely Venâncio/EPTV
Fundo do poço
Fernando trabalhava em uma fábrica como soldador em Matão, mas o vício em drogas o afundou e ele perdeu tudo. Expulso de casa pela mulher, ele foi morar nas ruas da cidade.
“A curiosidade me levou as drogas para saber o que a pessoa sente usando, mas as consequências que traz para você faz tudo desmoronar. Quando trabalhava gastava todo o meu dinheiro com drogas e fiquei quatro anos na rua. Morava em qualquer lugar que não chovesse, depois fiquei debaixo do ponto de pontilhão”, disse.
Além de não ter onde dormir adequadamente, uma das maiores dificuldades das pessoas em situação de rua é ter o que comer durante o dia. O serralheiro lembrou quando ficou 24h sem comida.
Após passar o efeito da droga, ele tentou achar alguma refeição pela cidade e não encontrou. Até que fuçou em sua bag de reciclagem e achou um pedaço de pão bisnaguinha. “Aquele pão duro foi o que matou a minha fome”, lembrou.
O serralheiro também disse que passou por muitos momentos de discriminação. “É muito difícil, a discriminação é muito grande, algumas pessoas te ajudavam, outras te discriminavam e desviavam”, contou.
Volta por cima
Era uma madrugada fria quando Toninho apareceu distribuindo marmitex para usuários em um ponto conhecido da cidade. Através de palavras de incentivo e muita solidariedade Fernando começou a se rever e, com muita força de vontade, conseguiu se livrar das drogas.
“Ele chegou ofereceu o alimento, mas depois ofereceu a coisa mais importante da minha vida que foi mostrar para a gente que temos um futuro, né? Cara, a gente não é um zero à esquerda, a gente tem valor e valor próprio, né? Temos que nos amar, gostar de nós mesmo. O Toninho me alavancou, me deu aquele empurrão que eu precisava”, contou.
Hoje, são oito anos longe do vício. Nesse tempo, ele se tornou proprietário de uma serralheira, onde o filho é o braço direito.
“Resgatei minha família e voltei novamente com a minha esposa, meus netos me amam de paixão. Tem um netinho de 4 anos que fala para mim que eu sou o melhor avô do mundo. Tem como você não ficar feliz?”, conclui.
Fernando recuperou a família e dignidade após encontro com voluntário Toninho em Matão
Arquivo Pessoal
Fé no próximo
Toninho vem de uma família de voluntariado e os irmãos realizam atividades em São Paulo (SP) ajudando moradores de rua.
“Eu já era uma semente plantada, né? Eu venho de uma família de 10 irmãos e o meu irmão lá atrás começou um trabalho assim em São Paulo, trabalhou lá com várias realidades. Hoje minha irmã faz esse serviço por lá. A gente sempre está correndo para ajudar famílias carentes e quem precisa”, contou.
Para ele, não existe satisfação maior do que ver serralheiro progredindo e de bem com a vida.
“Hoje é uma satisfação ver o Fernando conquistando um espaço e fazendo pessoas felizes. Ele faz portões, coberturas e eu tenho passado por lugares que o Fernando deixou a marca dele com pessoas elogiando o trabalho e falando bem dele, é responsável e trabalhador. Isso traz uma alegria tão grande no meu coração, porque incentiva também outros a mudarem”, comentou.
Ademir Fernando Braga se livrou do vício em drogas e abriu uma serralheria em Matão
Ely Venâncio/EPTV
LEIA TAMBÉM:
SUPERAÇÃO: Após 14 internações, ex-morador de rua supera vício e abre fábrica de chocolate no interior de SP
LITERATURA: Professora une o mundo virtual aos livros em projetos de incentivo à leitura em São Carlos
DESCANSO: Veja feriados de 2025 de São Carlos, Araraquara, Rio Claro e região
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.