Caucaia recebeu, na última quinta-feira (20/2), o Seminário Municipal de Prevenção à Violência. O município foi o sexto a receber o evento, que é organizado Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), do Governo do Estado, e tem o objetivo de fortalecer estratégias de prevenção à violência e avançar na elaboração do Plano Municipal de Prevenção à Violência.
“O Seminário é um momento muito importante de diálogo tanto com as instituições governamentais quanto com a população de forma geral, para que a gente construa as bases para o Plano Municipal de Prevenção à Violência”, explica Avilton Júnior, coordenador Executivo do PReVio.
Os seminários são a primeira etapa da construção desse plano municipal. O documento será elaborado pelos municípios em parceria com o Governo do Estado. Além dos órgãos públicos, também participa dessa construção o consórcio formado pelas empresas Macroplan e Cidade Segura, que conduzem os trabalhos técnicos para a elaboração do plano.
A programação do seminário inclui oficinas de trabalho, workshops e um mapeamento das vulnerabilidades locais. O objetivo é compreender os desafios enfrentados pela população e construir estratégias eficazes, participativas e alinhadas às realidades dos territórios. As informações coletadas na atividade serão utilizadas na construção de um diagnóstico sobre as dinâmicas da violência em Caucaia, no qual serão propostas soluções de prevenção á violência e desenvolvimento social.
“Essa articulação entre Estado e Município, essa conversa, esse entendimento de quais ações devem ser priorizadas, com conhecimento da realidade, com estudo. Isso é necessário para que as políticas públicas sejam desenhadas e o investimento aconteça de forma mais eficiente”, analisa a primeira-dama de Caucaia, a ex-deputada Érika Amorim.
O seminário terá mais duas edições realizadas na próxima semana, nas cidades de Quixadá (24/2), Maracanaú (25/2) e Fortaleza (26/2).
O post Caucaia recebe Seminário Municipal de Prevenção à Violência apareceu primeiro em O Estado CE.