Vice-presidente dos EUA diz que Europa está à beira da paz por mérito de Trump

O vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, fez discurso nessa quinta-feira (20) na Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac, na sigla em inglês) em que defendeu a posição do presidente Donald Trump em relação à Guerra na Ucrânia e reafirmou a crença no restabelecimento da paz na Europa. Vance ficou ao lado de Trump ao falar sobre o contato que o Governo americano tem com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Como você vai acabar com a guerra se não estiver falando com a Rússia?”, indagou. A pergunta retórica é feita dois dias após uma delegação americana ter promovido um encontro de discussão com uma delegação do Kremlin. Na terça-feira (18), um time liderado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reuniu-se em Riad, Capital da Arábia Saudita, com uma delegação russa para discutir possíveis resoluções para a guerra.
A Ucrânia não foi incluída no encontro, o que gerou reclamações do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski. Durante a Cpac, Vance iniciou o discurso fazendo uma referência pouco elogiosa à relação com a União Europeia. “A amizade é baseada em valores compartilhados. Você não têm valores compartilhados se têm tanto medo do seu próprio povo que o silencia e o cala.”
O vice-presidente evitou falar da troca de insultos entre Trump e Zelenski. Não somente se esquivando da polêmica, Vance chamou o superior de “negociador eficaz” que “não tira nada da mesa”. Segundo ele, os esforços de Trump levarão a União Europeia à paz. “Eu realmente acredito que estamos à beira da paz na Europa pela primeira vez em três anos.”
Vance disse que Trump, que também cobra que os aliados da Otan paguem mais pela defesa comum, quer alianças fortes com a Europa. “Mas eu realmente acredito que a força dessas alianças vai depender de levarmos nossas sociedades na direção certa”, afirmou.

O post Vice-presidente dos EUA diz que Europa está à beira da paz por mérito de Trump apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.