
O cultivo de hortaliças no calor dos últimos dias pode ser um desafio: o clima quente e a umidade de algumas localizações requerem plantas resistentes, que consigam se desenvolver bem sob altas temperaturas, garantindo produções mais eficientes.
É o caso, por exemplo, de espécies como o tomate, pimentão, abobrinha, berinjela e quiabo. Elas se adaptam bem ao solo mais seco e conseguem armazenar uma quantidade de água suficiente para não estragarem com facilidade. (Veja a lista completa mais abaixo).
Dicas para o cultivo em climas quentes
Algumas variedades demonstram boa tolerância ao calor, mas nem por isso estão isentas de sofrer danos após períodos quentes mais prolongados. É por isso que os produtores devem se atentar aos excessos: seja de temperatura, de água ou de seca, conforme informações do site Forth Jardim.
Além disso, é interessante garantir que a exposição ao sol não seja exagerada. Nesse sentido, a montagem de estruturas que garantam uma sombra – especialmente nos horários em que o sol costuma ser mais forte – também podem ajudar o cultivo.
Outra dica é enriquecer o solo com uma cobertura vegetal morta, como a casca de pinus, por exemplo, que garante a manutenção da umidade do solo e, consequentemente, temperaturas mais baixas.
Quais espécies cultivar no calor?
- Rúcula
- Manjericão
- Melancia
- Espinafre
- Alface americana
- Orégano
- Alecrim
- Couve-manteiga
- Hortelã
- Jiló
- Batata-doce