![](https://s2-g1.glbimg.com/uHHN3VIk0GJ8McQX3Oanikri6is=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/x/J/4OtoHSTDiTGRSGB0vQFw/cadastro-machado.png)
Moradores são incluídos em aplicativo que emite alerta em casos de possibilidade de enchente e seja preciso fazer uma evacuação. Defesa Civil de Machado orienta moradores para cadastro de situação de emergência
A Defesa Civil de Machado (MG) está realizando o cadastramento das famílias que vivem às margens do rio Machado, considerada uma área de risco de inundação.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Os moradores dos bairros Santo Antônio I, Santa Luisa, Chamonix e Ponte de Pedra devem entrar em contato pelo WhatsApp (35) 99862-5551 ou presencialmente com a equipe que está visitando os bairros para serem incluídos no aplicativo da Defesa Civil de Minas Gerais de gestão de áreas de risco.
O aplicativo emite alertas aos moradores cadastrados quando o rio atinge um nível de alerta e é preciso fazer uma evacuação.
Rio Machado transborda
Agnaldo Martioli
“Ele vai avisando onde os moradores devem ir ao ponto de encontro. Lá já vai ter uma equipe responsável para quem necessitar de um abrigo ou ir para a casa de um parente ou retirar os móveis da casa. O próprio alerta, quando ele é emitido, já vai com as informações completas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Roberto Reis Pereira.
Em 12 de janeiro, o rio Machado atingiu o nível de três metros e 20 casas foram atingidas pelas águas de um forte temporal. Seis famílias ficaram desalojadas na cidade – três foram encaminhadas para o aluguel social e as outras três já retornaram à moradia.
Plano de ação
Ao fazer o cadastro, a família indica quantas pessoas moram no imóvel, se há idosos, se há morador com problema de locomoção, crianças, animais, qual tipo de veículo que há na residência.
Os dados ajudam a Defesa Civil a criar um plano de ação para casos de inundação.
Defesa Civil de Machado cadastra famílias em áreas de risco de inundação
Reprodução EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas