A Próxima Onda – Livro de Mustafa Suleyman & Michael Bhaskar

Arrepiantemente bom o livro “A Próxima Onda: Inteligência Artificial, Poder e o Maior Dilema do Século XXI”, escrito por Mustafa Suleyman e Michael Bhaskar, dois insiders estudiosos e pensadores do mundo da tecnologia distópica, sobre como “conter as tecnologias incontíveis”.
MUSTAFA SULEYMAN: é cofundador e CEO da INFLECTION AI e um “venture partner” na Greylock; foi cofundador da DeepMind, uma das principais empresas de inteligência artificial, e vice-presidente de gestão de produtos e políticas de IA do Google.
MICHAEL BHASKAR: é escritor, cofundador da editora britânica CANELO e autor de “Curadoria”, “The Content Machine” e “Human Frontiers”.

Caminhamos para a agitação política com massas descontroladas (mob rules)?
Guerras, agitação geopolítica… o Estado-nação desaparecerá no vendaval fascista?
O que a biologia sintética pode fazer de bom ou de ruim pelos humanos?
O que acontecerá com a Segurança Nacional e a governança?
Segundo o professor J.D. Sachs, da Universidade de Columbia e presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, “A Próxima Onda” representa o argumento revelador e convincente de que as tecnologias avançadas estão remodelando todos os aspectos da sociedade: poder, riqueza, guerra, trabalho e até as relações humanas. Podemos controlar essas novas tecnologias antes que elas nos controlem? Líder mundial em inteligência artificial e defensor de longa data de que governos, grandes tecnologias e sociedade civil devem agir pelo bem comum, Mustafa Suleyman é o guia ideal para essa questão.

Discorrendo sobre o avanço tecnológico na história humana, os autores afirmam que a proliferação da tecnologia é o padrão: “Durante a maior parte da história, a proliferação de novas tecnologias foi rara. A maioria dos humanos nasceu e morreu cercada pelo mesmo conjunto de ferramentas e tecnologias. Mas se você se afastar um pouco, perceberá que a proliferação é o padrão.
As tecnologias de propósito geral se tornam ondas quando se difundem amplamente. Sem uma difusão global épica e quase descontrolada não é uma onda, mas uma curiosidade histórica. Quando a difusão começa, no entanto, o processo ecoa através da história, da disseminação da agricultura pela Eurásia à lenta dispersão dos moinhos de água do Império Romano por toda a Europa. Quando a tecnologia consegue tração, quando a onda começa a crescer, o padrão histórico que vimos no caso dos carros fica claro”.
Mais?

FERNANDO MAGALHÃES
ASS. TÉC. DA ALECE

O post A Próxima Onda – Livro de Mustafa Suleyman & Michael Bhaskar apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.