O estado do Ceará conquistou a terceira maior alta na produção industrial entre os 17 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física – Divulgação Regional (PIM-PF/RG), divulgada nesta terça-feira (11/02), a indústria cearense acumulou um crescimento de 6,9% ao longo do ano, ficando atrás apenas de Santa Catarina (7,7%) e Rio Grande do Norte (7,4%).
O avanço da indústria no estado foi impulsionado, principalmente, pelos setores de artefatos do couro, artigos de viagem e calçados, confecção de artigos do vestuário e acessórios, e produtos têxteis. Apesar do saldo positivo no acumulado do ano, o Ceará registrou uma queda de 6,8% na passagem de novembro para dezembro de 2024. No comparativo com dezembro de 2023, no entanto, houve um crescimento expressivo de 8,2%.
Outros estados que também apresentaram desempenho acima da média nacional (3,1%) foram Pará (5,7%), Mato Grosso (5,4%), Pernambuco (4,6%), Paraná (4,2%), Amazonas (3,6%) e Mato Grosso do Sul (3,5%). A expansão industrial nesses locais reflete uma recuperação significativa em setores estratégicos, favorecida por uma base de comparação mais baixa em 2023.
Segundo Bernardo Almeida, analista da pesquisa do IBGE, “em 2024, o avanço verificado na indústria nacional aconteceu tendo uma baixa base de comparação em 2023, o que favorece o crescimento nesse tipo de avaliação. Regionalmente, houve um ganho de ritmo na indústria, com expansão em quase todos os locais pesquisados”.
No panorama nacional, a produção industrial brasileira encerrou o ano com uma alta de 3,1% em relação a 2023, com taxas positivas em 17 dos 18 locais analisados. No entanto, a passagem de novembro para dezembro registrou uma ligeira queda de 0,3%, refletindo recuos em sete das 15 regiões pesquisadas. O desempenho positivo do Ceará no setor industrial reforça a relevância do estado na economia do Nordeste e do Brasil.
O post Ceará registra o terceiro maior crescimento industrial apareceu primeiro em O Estado CE.