EUA: Setor siderúrgico impulsiona alta das bolsas

As bolsas dos EUA fecharam esta segunda-feira (10) em alta, impulsionadas pelo desempenho do setor siderúrgico. O movimento ocorreu após anúncios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 25% ao aço e alumínio importados pelo país.

A consultoria Capital Economics avaliou que o governo Trump pode estar buscando uma abordagem mais equilibrada para reequilibrar o comércio. A União Europeia, por exemplo, sinalizou na semana passada que pode reduzir tarifas sobre importações de veículos dos EUA para evitar retaliações.

Assine nossa NEWSLETTER GRATUITA!

Ainda assim, a expectativa é de que tarifas mais altas possam pressionar a inflação americana, o que pode levar o Federal Reserve (Fed) a manter sua política monetária cautelosa. Segundo o Fed de Nova York, as expectativas de inflação dos consumidores ficaram estáveis em 3% para os próximos um e três anos.

Desempenho dos índices

  • Dow Jones sobe 0,38% (44.470,35 pontos);
  • S&P 500 ganha 0,67% (6.066,47 pontos);
  • Nasdaq avança 0,98% (19.714,27 pontos).

Setor siderúrgico

As ações do setor siderúrgico nos EUA registraram fortes ganhos. Nucor subiu 5,58%, Steel Dynamics teve alta de 4,86%, Alcoa valorizou 2,24% e Cleveland-Cliffs registrou alta de 17,93%.

Os papéis da U.S. Steel (+4,79%) se recuperaram após uma queda expressiva, influenciada pelos comentários de Trump sobre restringir a compra da empresa pela japonesa Nippon Steel, permitindo apenas investimentos no setor.

Outras movimentações no mercado

As ações da Meta subiram 0,40%, estendendo sua sequência positiva para 15 dias, o maior rali da big tech. Já a Super Micro Computer avançou 17,56% antes de divulgar atualizações sobre seus negócios.

Por outro lado, a Semtech caiu 31,02% após prever uma redução na receita do ano fiscal de 2026, devido à queda nas vendas de seus produtos CopperEdge.

RECEBA NOTÍCIAS E ANÁLISES DE INVESTIMENTO DIRETO NO WHATSAPP

As ações da GameStop registraram alta de 9,66%, impulsionadas por uma postagem do CEO Ryan Cohen ao lado do ex-CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, em seu perfil no X (antigo Twitter).

Os papéis da Springworks Therapeutics dispararam 34,06% após a Merck confirmar negociações para uma possível aquisição da empresa. A Springworks é especializada no desenvolvimento de medicamentos para tumores raros e cânceres hematológicos.

Apesar das negociações avançadas, a Merck ressaltou que ainda não há um acordo formal. Suas ações recuaram 1,01% no pregão.

O post EUA: Setor siderúrgico impulsiona alta das bolsas apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.