Interlocutores da área diplomática do governo Lula alertaram o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre possíveis riscos para o ministro Alexandre de Moraes em caso de viagem aos Estados Unidos.
Segundo informações da revista Veja, o governo avalia que Moraes pode ser alvo de uma decisão inesperada de autoridades americanas, impulsionadas por partidários de Donald Trump e Elon Musk.
“Qualquer juiz federal pode mandar prendê-lo, se pisar lá. Eles querem se vingar do Alexandre”, disse um auxiliar de Lula à reportagem. Ainda segundo essa fonte, uma eventual prisão do ministro seria interpretada como “uma grande vitória” para setores que defendem as liberdades e poderia desencadear forte repercussão internacional.
A preocupação, ainda conforme a Veja, se intensifica diante de novas decisões de Moraes no STF sobre investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que continuando pauta a imprensa no exterior. Até mesmo veículos alinhados à esquerda tem condenado as ações do magistrado e das cortes brasileiras, apontando questões de perseguição política.