Tarifas de Trump podem beneficiar o mercado brasileiro de commodities

A imposição de tarifas de Trump sobre produtos importados da China, Canadá e México deve refletir globalmente na balança comercial desses países, com impactos visíveis inclusive sobre a inflação e aumento dos custos do varejo nos Estados Unidos.

No entanto, essa estratégia de política monetária pode criar novas oportunidades para o Brasil no mercado de commodities, e incentivar países como o Brasil a suprirem a demanda por produtos antes fornecidos por esses países sancionados.

Segundo a análise de Luciano Gioielli, do Portal das Commodities, com a reconfiguração do comércio internacional, as exportações brasileiras podem ganhar espaço tanto nos EUA quanto na China. Confira a análise completa:

Seus investimentos no PRÓXIMO NÍVEL! Garanta seu plano personalizado!

Tarifas de Trump podem beneficiar exportadores brasileiros

A taxação de 25% dos Estados Unidos sobre produtos mexicanos e canadenses e de 10% sobre produtos chineses pode tornar as commodities brasileiras ainda mais atrativas. Com essa redução na oferta e possível inflação de produtos no mercado norte-americano, produtos como carne, petróleo e grãos, que são importados pelos EUA, podem se tornar ainda mais competitivos.

Além disso, a retaliação da China com as tarifas sobre produtos norte-americanos, também abre espaço para o Brasil fornecer commodities para os chineses. Dessa forma, tanto China quanto EUA podem buscar o Brasil como alternativa para suprimentos.

Investidores atentos a contratos futuros de milho e soja

Para investidores, a sanção de tarifas comerciais pelos Estados Unidos com impacto global propicia um cenário com tendência de alta nos preços das commodities.

Visando oportunidades na Bolsa de Valores brasileira (B3), é possível investir em contratos futuros de commodities como milho e soja, que podem se valorizar com o aumento da demanda internacional.

RECEBA NOTÍCIAS E ANÁLISES DE INVESTIMENTO DIRETO NO WHATSAPP

Perspectivas para os próximos meses

O cenário para o mercado de commodities e exportação nos próximos períodos ainda depende da confirmação dos Estados Unidos sobre a imposição dessas tarifas sobre seus parceiros comerciais, assim como está atrelado à manutenção de sua política tarifária.

Caso as tarifas sejam mantidas, o Brasil pode se consolidar como um fornecedor-chave de commodities para duas das maiores economias globais.


O post Tarifas de Trump podem beneficiar o mercado brasileiro de commodities apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.