A Azevedo & Travassos Energia anunciou, nesta segunda-feira (10), a aquisição de 13 campos terrestres de petróleo no Polo Potiguar, no Rio Grande do Norte (RN). A aquisição foi realizada por meio da sua subsidiária integral, Azevedo e Travassos Petróleo (ATP), em parceria com a PetroVictory Energy (PVE).
Os ativos foram adquiridos por US$ 15 milhões e estão agrupados nos polos Porto Carão e Barrinha. Além disso, a Azevedo & Travassos corrigiu a informação inicialmente divulgada pela Brava Energia, que mencionava a venda de 11 campos.
Com a compra, a ATP será a operadora dos ativos, que possuem um volume estimado de 125 milhões de barris de óleo in place (volume total de petróleo presente no reservatório). Em 2024, a produção média desses campos foi de 253 barris de óleo equivalente por dia (boed).
A compra complementa a estratégia de expansão da ATP na Bacia Potiguar, região onde a empresa já havia adquirido, no ano passado, a Phoenix Óleo e Gás, detentora do Polo Periquito. A ATP também firmou uma parceria com a PVE em 2024 para atuar no campo de Andorinha e no bloco POT-T-281, também na Bacia Potiguar.
De acordo com a Azevedo & Travassos, a proximidade dos novos ativos com seus campos já operados pode gerar sinergias logísticas e operacionais. A operação ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Campos adquiridos
O Polo Porto Carão inclui quatro campos produtores:
- Porto Carão;
- Serraria;
- Lagoa Aroeira;
- Carcará.
Já o Polo Barrinha, localizado próximo a Mossoró, possui nove campos produtores:
- Pintassilgo;
- Barrinha;
- Barrinha Leste;
- Barrinha Sudoeste;
- Fazenda Canaã;
- Poço Verde;
- Serra Vermelha;
- Pedra Sentada;
- Serra do Mel.
O post Azevedo & Travassos compra 13 campos de petróleo no RN apareceu primeiro em Monitor do Mercado.