Uma tartaruga-cabeçuda encalhou na Praia da Emboaca, no município do Trairi, no último domingo (9). A tartaruga carregava identificação do Projeto Tamar, de Salvador, na Bahia. Durante a tarde, uma equipe da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou o resgate.
A tartaruga, que depois foi identificada como fêmea, foi encontrada e carregada pelos moradores da região para um local na sombra. Para manter o animal hidratado, foram utilizados panos úmidos. Sendo esse método de resgate correto e recomendado por especialistas.
A bióloga Alice Frota, coordenadora do programa GTAR-Verdeluz de Proteção às Tartarugas, do Instituto Verde Luz, divulgou que o animal apresenta um ferimento na parte inferior do casco, o que pode indicar que o animal foi atingido por ferramentas de pesca
A tartaruga será encaminhado para o Projeto Cetáceos da Costa Branca, o qual realiza a reabilitação de tartarugas-marinhas. O projeto se encontra na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN), no município de Areia Branca.
Identificação do Projeto Tamar encontrada na tartaruga-cabeçuda:
![](https://cdn.oestadoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tartaruga-encontrada-trairi-tamar.avif)
Confira vídeo registrado por moradores:
Ver esta publicação no Instagram
O post Tartaruga-cabeçuda foi resgatada após encalhar em praia do Trairi apareceu primeiro em O Estado CE.