O vereador de Fortaleza Michel Lins, presidente estadual do PRD, esclareceu que ele e os outros dois vereadores da sigla na Câmara Municipal de Fortaleza, Chiquinho dos Carneiros e Aguiar Toba, ainda estão dialogando com a gestão municipal para aderirem à base do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
“O PRD só vai [para a base] junto. Aonde eu chego, estão dizendo que o Aguiar Toba,, que o Chiquinho dos Carneiros são base, mas ainda não. Estamos conversando. A tendência é ir pra base, até porque a gente acredita que o Evandro fará uma boa gestão. Mas ainda não sentei com o prefeito para conversar”, disse Michel.
Outros vereadores que ainda não aderiram à base do petista também estão esperando uma oportunidade de conversar com o prefeito. Como é o caso do vereador Jânio Henrique (PDT). O pedetista espera uma oportunidade de conversar com Evandro e tentar buscar um acordo. Jânio é irmão do deputado estadual Antônio Henrique (PDT), que faz oposição ao governador Elmano (PT), na Assembleia Legislativa.
Termômetro
O primeiro ano da gestão de Evandro está apenas começando, e a base na Câmara ainda não está bem definida. No entanto, a aprovação do requerimento da vereadora Adriana Almeida (PT), na quinta-feira (6/2), pode ser vista como um termômetro para a situação na Casa atualmente.
O requerimento aborda uma homenagem ao Partido dos Trabalhadores pelos seus 45 anos e esquentou os ânimos na Câmara. O projeto foi aprovado por 29 votos favoráveis contra nove contrários: cinco votos da bancada do PL, somados ao Soldado Noélio (União Brasil), Pedro Matos (Avante), Jorge Pinheiro (PSDB) e PP Cel (PDT).
A votação nominal, quando os vereadores precisam declarar seu voto, foi solicitado pela vereadora Bella Carmelo (PL). A adesão de 29 parlamentares à matéria é um bom indicio de que a base governista é suficiente para aprovar qualquer matéria na Casa. A vantagem pode ser ainda maior, já que, entre as cinco abstenções, quatro tendem a fechar com Evandro Leitão.
(Por Mauricio Moreira)
O post PRD espera reunião com Evandro para definir adesão à base na Câmara apareceu primeiro em O Estado CE.