Uma operação da Receita Federal no Ceará resultou na apreensão de 416 kg de cocaína na manhã desta quinta-feira (6), no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. A droga estava disfarçada dentro de um contêiner que transportava carga de cera de carnaúba e tinha como destino final o Japão.
Os fiscais da Receita encontraram 390 tabletes de cocaína organizados em 13 sacos, cada um contendo 30 pacotes. Essa foi a maior apreensão no porto desde 2021, quando 487 kg da droga foram confiscados. No ano passado, uma outra operação interceptou 140 kg de entorpecentes.
De acordo com a Receita Federal, o contêiner chegou a passar por uma inspeção inicial antes da viagem. No entanto, a suspeita é que os traficantes tenham utilizado o método rip-on/rip-off, em que a carga é violada sem que o exportador perceba. A desconfiança sobre o carregamento aumentou após fiscais identificarem a fuga do motorista responsável pelo transporte.
Antes de chegar ao Japão, o navio faria uma parada no porto de Le Havre, na França, onde o contêiner seria descarregado. Essa rota já havia sido utilizada em outra apreensão realizada em 2021, quando 640 kg de cocaína foram encontrados escondidos em uma carga de mangas.
A operação desta quinta-feira, batizada de Carcará 1, contou com a participação de oito servidores da Receita Federal e de cães farejadores. O material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, que agora dará continuidade às investigações.
O post 416 kg de cocaína apreendidos no Mucuripe tinham Japão como destino final apareceu primeiro em O Estado CE.