Parte dos Estados Unidos recebeu uma tempestade de neve inesperada, baixando a temperatura a níveis recorde. Por lá, até estados que não estão acostumados a ter neve ficaram no frio: alguns locais da Flórida, por exemplo, chegaram a ficar entre 100 e 200 anos sem gelo.
Autoridades dos EUA alertam sobre novas tempestades de neve nos próximos dias, e jornais e autoridades pedem para as pessoas se prepararem. Confira, abaixo, principais questões e estados que terão chuva.
Estados Unidos e tempestade de neve
Durante a quarta e quinta-feira (5 e 6/2), assim como no final de semana, o país receberá duas tempestades de neve violentas, causando temperaturas baixas e diversos riscos.
A primeira tempestade se chama Freya, de acordo com The Weather Channel, e ocorrerá entre hoje e amanhã. Ela deve atingir:
- Iowa
- Kansas
- Missouri
- Pitsburgo (Flórida)
- Baltimore (Maryland)
- Chicago (Illinois)
- Ohio
- Detroit (Cleveland)
- Washington D.C.
- Filadélfia (Pensilvânia)
- Boston (Massachusetts)
Perigos para dirigir
As autoridades também alertam para o risco de dirigir e se transportar nos EUA. Neve e granizo deixam estradas perigosas, mesmo em baixas quantidades.
As áreas do mapa em rosa e roxo mostram os locais de alerta durante a madrugada da quarta-feira, e deve-se evitar até viagens pequenas. As cores ilustram: verde (chuva), rosa (gelo), roxo (mix) e azul (ambos).
Entre a quarta e quinta haverá neve e granizo em Baltimore, Filadélfia e Washington, D.C.Já o corredor entre Nova York e Boston merece atenção especial de madrugada e manhã, pois haverá gelo; a quinta deve receber chuva no fim do dia.
Outra tempestade
A segunda tempestade de neve chegará no final de semana e foi chamada de Garnett. Os estados que devem ser afetados:
- Califórnia
- Nova York
- Filadélfia
- Boston (Massachusetts)
- Nova Inglaterra
O mapa mostra o clima para sábado, sendo azul (neve), roxo (chuva ou neve) rosa (granizo ou gelo).
No domingo, por sua vez, as cores são: verde (chuva), azul (neve) e rosa (granizo ou gelo).
Tartarugas morrendo
A temperatura baixa causa problemas não apenas para humanos, mas também animais: diversas tartarugas marinhas congelaram no Golfo do México, ao sul do país.
O Hospital de Tartarugas Marinhas do Laboratório Whitney, na Flórida, e a Comissão de Conservação de Peixes e Animais Selvagens da Flórida resgatam os animais, e já recolheram mais de 100 tartarugas.
Os especialistas recebem e cuidam dos animais, ajudando-os a se recuperar sempre que possível, e vão mantê-los abrigados até as águas estarem mais quentes.
As autoridades pedem que, caso alguém veja uma tartaruga na baía, mesmo que pareça morta, entre em contato com as instituições citadas acima.