Cerimônia aconteceu nesta quarta (5) e contou com presença de sete ministros do governo federal. Governador do Piauí sucedeu Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, e terá um mandato de um ano. Rafael Fonteles é eleito presidente do Consórcio Nordeste
Divulgação/Governo do Piauí
O governador do Piauí Rafael Fonteles (PT) tomou posse, na manhã desta quarta-feira (5), como o novo presidente do Consórcio Nordeste e definiu como prioridades para sua gestão temas como segurança pública, saúde, economia e sustentabilidade.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A cerimônia aconteceu na sede do Banco do Brasil, em Brasília (DF), e contou com a presença dos governadores dos outros oito estados do Nordeste e de sete ministros do governo federal.
Rafael foi eleito por unanimidade, em dezembro de 2024, e sucede a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT). Ele ocupará a presidência do grupo pelo período de um ano.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Durante a cerimônia, os governadores assinaram ainda um memorando de entendimento com o Ministério da Fazenda para “fortalecer a agenda da transformação ecológica” e consolidar a região como “referência em investimentos sustentáveis”.
Além da posse do presidente, a Assembleia Geral dos Governadores e Governadores do Nordeste também foi realizada e discutiu assuntos como a agenda internacional do grupo em 2025 e a apresentação de dados sobre financiamentos públicos federais na região.
Criado em 2019, o Consórcio Nordeste é formado pelos nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O objetivo do grupo é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável por meio da cooperação regional.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube