Dólar cai pela 12ª sessão seguida e atinge menor cotação desde novembro

Dólar cai pela 12ª sessão seguida e atinge menor cotação desde novembroRedação GPS

Dólar cai pela 12ª sessão seguida e atinge menor cotação desde novembro

Desvalorização da moeda americana reflete tensão reduzida no comércio global e dados do mercado de trabalho dos EUA

O dólar encerrou o pregão desta terça-feira (4) em queda de 0,81%, cotado a R$ 5,77. Essa é a 12ª sessão consecutiva de desvalorização da moeda americana, marcando a mais longa sequência de baixas em duas décadas. O patamar atual é o menor desde 19 de novembro de 2024.

De acordo com Emerson Vieira Junior, da mesa de câmbio da Convexa Investimentos, dois fatores principais impulsionaram o recuo da moeda norte-americana.

O primeiro está relacionado às recentes movimentações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recuou na imposição imediata de tarifas de importação a produtos do Canadá e do México. Além disso, o mandatário norte-americano indicou que pretende dialogar com a China para buscar uma solução negociada para as disputas comerciais, reduzindo as incertezas no mercado financeiro.

“Com seguidos avanços e retrocessos nas ameaças, o mercado acredita que entendeu o modus operandi de Trump”, afirmou Vieira Junior. “Ele foi muito agressivo na largada e depois alterou o tom. Agora, a ideia é que a situação do comércio internacional pode não piorar tanto como as pessoas esperavam inicialmente e o comportamento do dólar reflete essa análise.”

Outro fator que contribuiu para a desvalorização do dólar foi a divulgação de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que indicaram uma desaceleração no ritmo de contratações. O cenário reforça a perspectiva de que o Federal Reserve (banco central dos EUA) possa reduzir o ritmo de alta dos juros, tornando investimentos em dólares menos atrativos e favorecendo moedas emergentes, como o real.

The post Dólar cai pela 12ª sessão seguida e atinge menor cotação desde novembro first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.