Marcel van Hattem prepara candidatura ao Senado em 2026 para ‘colocar STF em seu devido lugar’

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciou sua preparação para concorrer ao Senado em 2026, alegando que a principal motivação para sua candidatura é a necessidade de restaurar o equilíbrio entre os poderes, sobretudo em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ao portal Poder360, ele afirmou que o Senado é a única Casa capaz de “recolocar os poderes no lugar”.

Van Hattem, que também é candidato à presidência da Câmara dos Deputados, afirmou que, se eleito, trabalhará para eleger outro senador de direita pelo Rio Grande do Sul. Ele defende uma guinada política no Senado, que considera essencial para a aprovação de pautas conservadoras, como o impeachment de ministros do STF e a eleição de um presidente do Senado mais alinhado à direita.

“Se todos os Estados apenas repetirem a participação que têm no Senado, em relação ao número de senadores de direita, nós não teremos uma maioria capaz de fazer, realmente, um impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal e uma maioria para eleger um presidente do Senado diferente do que a gente tem visto nos últimos anos”, explicou o deputado.

O fortalecimento da direita no Senado será um ponto central nas eleições de 2026, quando cada Estado terá direito a eleger dois senadores. A articulação para ocupar o Senado visa garantir maior controle sobre o STF e o processo de nomeação de autoridades pelo presidente da República, como os ministros de tribunais superiores e as lideranças de agências reguladoras. O movimento também pode ruir diretamente a governabilidade de um eventual quarto mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.