Lucas Esteves aciona Vitória na CNRD para se transferir ao Grêmio; Leão acionará time gaúcho

Lucas Esteves, lateral-esquerdo do Vitória

Atleta aciona o Leão para ser liberado e poder jogar no time gaúcho

O lateral-esquerdo Lucas Esteves acionou o Vitória na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) para ser liberado para se transferir para o Grêmio. Há um litígio entre os dois clubes em andamento por questões contratuais do jogador.

O Tricolor Gaúcho pagou a multa rescisória do jogador, no valor de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,92 milhões), na conta do Rubro-negro. Entretanto, o Vitória alega que pode renovar com o jogador ao pagar uma cláusula de 100 mil dólares (cerca de R$ 592 mil) caso a multa rescisória seja depositada por algum clube, o que foi feito. Assim, devolveu o montante para o Grêmio.

O Leão da Barra, por outro lado, acionará o Grêmio na CNRD por suposto aliciamento de Lucas Esteves, pois o clube afirma não ter sido procurado pelo Tricolor para entrar em negociações com o lateral.

Lucas Esteves defendeu o Vitória em 54 jogos, tendo marcado dois gols e dado quatro assistências entre 2024 e o início de 2025.

Lucas Esteves, lateral-esquerdo do Vitória

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Confira a nota publicada pelo Vitória

O Esporte Clube Vitória esclarece que, na noite de ontem (27/01), identificou uma tentativa unilateral de transferência do atleta Lucas Esteves Souza por parte do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, por meio do pagamento da multa contratual do atleta.

Frisamos que esse valor não foi devidamente quitado pelo atleta, mas sim pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que é um terceiro alheio ao contrato de trabalho existente entre o atleta e o Esporte Clube Vitória.

Importante ressaltar que o Esporte Clube Vitória já havia tentado renovar o contrato com o atleta diversas vezes, oferecendo um vultoso aumento salarial, propostas que foram recusadas por ele.

Torna-se evidente, então, que as recusas do atleta se devem ao aliciamento por parte do Grêmio, já que o atleta estava recebendo propostas do clube sem que o Esporte Clube Vitória tivesse sido notificado previamente para permitir que o Grêmio pudesse entrar em negociações com o atleta, que segue sob vínculo desportivo com o Vitória.

Com a confirmação do pagamento pelo Grêmio, ficou comprovado de forma definitiva o descumprimento dos regulamentos da CBF e da FIFA por parte dessa entidade. Isso também ativou o fato gerador que permitiu ao Esporte Clube Vitória exercer seu direito de recusa à cláusula indenizatória, procedendo ao pagamento de uma compensação ao atleta. Esse valor foi superior ao seu salário anual, garantindo assim o cumprimento total do contrato até o final do ano.

Logo, o valor transferido pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi prontamente devolvido, uma vez que jamais houve interesse do EC Vitória em transferir o atleta. E, novamente, a transferência pecuniária do Grêmio foi a razão pela qual o clube pode efetivar a recusa da cláusula em prol da relevantíssima compensação financeira ao próprio atleta.

Dessa forma, garantimos a manutenção da estabilidade contratual entre o atleta e o Esporte Clube Vitória, conforme os termos do contrato de trabalho desportivo firmado pelas partes. O Esporte Clube Vitória reafirma seu compromisso na defesa de seus direitos em qualquer esfera jurídica, incluindo a propositura de ações e defesas necessárias.

Atenciosamente,
Esporte Clube Vitória.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Esporte Clube Vitória (@ecvitoria)

Posts

Números, estatísticas e mais sobre o futebol nordestino: Confira as últimas do Blog de Cassio Zirpoli

Adicionar aos favoritos o Link permanente.