Difícil, mas, possível

Segundo ensina o experiente político, Dr. Mauro Benevides, parlamentares devem sempre enfrentar os desafios difíceis como sendo possíveis, o que leva, muitas vezes a triunfos inesperados. Um exemplo disso é a iniciativa do deputado estadual Felipe Mota (UB-CE), tendo como objetivo a criação de um instrumento de defesa de governadores e de prefeitos, pressionados por impostos, o que contribui para a redução das rendas de estados e de municípios. Diante disso, o deputado Felipe busca o apoio do deputado Romeu Aldigueri, que assume em poucos dias a presidência do Legislativo cearense. No caso, ele defende o envio, aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que assumirão em breve o comando daqueles parlamentos, assim como ao governador Elmano de Freitas, um requerimento solicitando a isenção de impostos sofre fornecimento de água, luz, telefone, internet e de materiais para a construção de obras de caráter social. Não sabemos, ao certo se aquele parlamentar toma uma iniciativa possível de ser alcançada, mas, que, ao mesmo tempo poderia, se bem aceita proporcionar aos governadores e prefeitos uma economia capaz de lhes proporcionar a chance de boas obras, notadamente sociais para a sociedade, com destaque os de mais modestas rendas. Como diz Mauro, não custa tentar. Tal medida poderia melhorar as condições financeiras dos estados mais pobres, ao mesmo tempo tirando a corda do pescoço de muitos prefeitos com suas comunas à beira da falência.

Mistérios de Cid. Enquanto muitos correligionários e adversários do senador Cid Gomes insistem em que ele poderá se candidatar à reeleição, ou ao Governo do Estado, ele vem a público, e de forma incisiva afirma não ser candidato a nenhum cargo “incluindo o Senado”. Mas, em geral, os políticos não creem que ele, com o seu PSB cada vez mais forte e bem estruturado venha a encerrar a sua exitosa carreira política, invejada por muitos.

Apelo grave. A Frente Parlamentar da Educação, com 245 deputados e 42 senadores faz um dramático apelo ao TCU para que reavalie o cancelamento de R$ 6 bilhões destinados aos jovens beneficiados pelo “Pé-de-Meia”. Se isso ocorrer, serão prejudicados 3,9 milhões de jovens de baixa renda, sem o Programa e sem escola.
Exemplo de Onélia. No Tribunal de Contas do Estado, a conselheira Onélia Santana, recentemente empossada naquela Corte, teve a sua primeira chance de examinar as contas do Governo do Estado para 2025, mas, alegando motivos de ordem superior, deixa essa tarefa para o experiente conselheiro Edilberto Ponte o cumprimento dessa tarefa.
Mais “nó” para Evandro. Entre os muitos “nós” a serem desatados pelo prefeito de Fortaleza Evandro está a revogação, pela PMF, da venda de vários grandes espaços vendidos a especuladores imobiliários, e que deveriam ser utilizados para parques infantis e áreas de lazer. É estranho que a CMF tenha aprovado matérias dessa natureza.
Avanços do ITA. Hoje, 27, na antiga Base Aérea de Fortaleza, o ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas assinam ordem de serviço para o início da segunda etapa do ITA. Segundo Camilo, as aulas presenciais da importante escola deverão acontecer nos primeiros meses de 2026, após instalados todos os equipamentos.
Comitê importante. Hoje, no Paço Municipal, o prefeito Evandro Leitão e o coordenador da Defesa Civil da capital, Cel. Haroldo terão reunião estratégica do Comitê de Integração para atuação em caso de chuvas pesadas, o alvo será a defesa de comunidades de áreas de alto risco. Comitê de Integração conta com o apoio de instituições e pessoas.
Posse no TJCE. Sexta-feira, 31, o mundo jurídico do Ceará, além de convidados de outros estados participarão da solenidade de posse da nova Diretoria do Tribunal de Justiça do Ceará, quando assumirá o desembargador Heráclito Vieira. Enquanto isso, hoje, 27, será inaugurado o edifício anexo do TJ, destruído por incêndio, em 2021.
Urgências de Evandro. O prefeito Evandro, atendendo a apelos de entidades de defesa social, conheceu de perto problemas registrados nos bairros do Jardim das Oliveiras e Sapiranga. Por conta disso, ele providenciou, com urgência, a realização de dragagens, com o que poderão ser salvos edifícios e residências ameaçadas pelas chuvas.
Dando chance. Ao declarar não crer que o novo prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, adversário do Governo Federal e do Governo Estadual venha a gerir bem a cidade, ele terá seis meses, depois do que ele terá uma oposição da pesada. Cid ainda promete comandar o Carnaval e o São João de Sobral, que ele sempre comandou.

O post Difícil, mas, possível apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.