Cid descarta concorrer ao Governo do Estado em 2026: “não está nos meus planos”

O senador Cid Gomes (PSB) descartou a possibilidade de disputar o Governo do Estado na eleição de 2026. Recentes movimentos de Cid como as críticas públicas à concentração de poder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, o “quase” rompimento com o governador Elmano de Freitas (PT) no ano passado e o fortalecimento do PSB Ceará, sob a sua liderança, alimentaram rumores de que ele poderia estar se preparando para tentar retornar ao Palácio do Abolição.

Na noite desta quinta-feira (23), Cid participou do Congresso Municipal do PSB de Sobral e falou do assunto no evento. O senador negou que seja candidato a governador em 2026. Também negou que seja candidato a senador novamente. “Não sou candidato a governador, já fui governador com muita honra, já dei minha contribuição. Isso deve ser coisa para gente nova. Não tenho pretensão nem de ser candidato a senador”, disse.

Quando questionado pela imprensa no Congresso, Cid reafirmou a posição e disse ainda que poderia ter sido candidato a governador em 2022, em meio ao fim da aliança entre PT e PDT, mas não aceitou.

“Eu não sou candidato a governador, definitivamente. Isso não está, não esteve nos meus planos…Se estivesse nos meus planos, eu teria sido candidato no lugar do Elmano, porque eu recebi convites para isso. A única pessoa, me disseram, que podia unificar de novo o grupo seria eu, mas eu acho que já dei minha contribuição”.

Se estivesse nos meus planos (ser candidato a governador), eu teria sido candidato no lugar do Elmano, porque eu recebi convites para isso. A única pessoa, me disseram, que podia unificar de novo o grupo seria eu, mas eu acho que já dei minha contribuição

Cid Gomes, senador e ex-governador do Ceará

Por outro lado, o senador disse que não pretende deixar a política ou largar a vida pública. Cid destacou o papel que terá especialmente em Sobral a partir de agora. Na cidade, reduto político histórico do clã Ferreira Gomes, Oscar Rodrigues (União Brasil) se tornou o atual prefeito, derrotando na eleição o grupo político dos Ferreira Gomes, que agora passa a ser oposição no município.

“Não é que eu queira largar a política. Não confunda, não misture as coisas. Eu estarei trabalhando na política, militando na política e com um foco, com um olhar sempre especial para Sobral, até o último dia da minha vida. Se for necessário eu ir pregar cartaz, que hoje já não se faz mais, eu pregarei. Se for necessário eu ser mestre de cerimônia, locutor de uma caminhada na rua, eu farei tudo que um militante faz. Na oposição, agora, eu vou fazer o que eu fazia antigamente, 30 anos atrás. Quando a Prefeitura não fazia alguma coisa, tipo Carnaval, quem fazia o Carnaval em Sobral era eu. Se não fazia festa junina, quem fazia a festa junina era eu. E vou voltar a fazer isso”, prometeu Cid.

Durante o Congresso do PSB Sobral, os membros do partido elegeram um novo comando local. A deputada estadual Lia Gomes, irmã de Cid, foi eleita presidente do diretório municipal do PSB. Com isso, ela deverá ser uma das principais lideranças da oposição à gestão do prefeito Oscar Rodrigues.

O post Cid descarta concorrer ao Governo do Estado em 2026: “não está nos meus planos” apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.