Lucas, de 27 anos, é deficiente auditivo e se tornou o primeiro mágico surdo de Fortaleza, e também do Brasil. Profissional na área há quase 12 anos, ele tem encarado a condição com muita alegria
Nascido em 22 de março de 1996, na cidade de Fortaleza, Lucas Dias Ferreira começou a se interessar pela mágica ainda na infância, ao assistir ao programa da Eliana, onde um famoso mágico mascarado se apresentava, o Mister M.
O cearense Lucas Dias, de 27 anos, é deficiente auditivo e se tornou o primeiro mágico surdo de Fortaleza, e também do Brasil. Profissional na área há quase 12 anos, ele tem encarado a condição com muita alegria. Tudo começou com um presente da mãe: um kit de mágica. A partir daí, nunca mais deixou de atuar.
Surdo congênito, Lucas teve o diagnóstico ainda bebê. A descoberta foi um marco importante na vida dele e trouxe a necessidade de buscar apoio e recursos para que ele pudesse se desenvolver plenamente.
O acompanhamento fez de Lucas uma criança com uma boa comunicação. O artista iniciou a trajetória na mágica em 2008, quando tinha entre 12 e 14 anos. Com mais de 13 anos de experiência como mágico, Lucas atua também como mentalista e fotógrafo. Durante esse tempo, ele teve a oportunidade de realizar apresentações em diversas ocasiões, incluindo restaurantes, festas de aniversário e outros eventos. Ao jornal O Estado, Lucas Dias conta mais sobre sua história de superação e sucesso.
O ESTADO | Lucas, como iniciou sua história com a mágica?
LUCAS DIAS | Iniciei em 2008, como brincadeira na idade de 12 para os 14 anos, mostrando para colegas surdos e ouvintes. Mas esse dom começou a ser posto em prática mais profissionalmente em março de 2011, quando tinha 15 anos, onde comecei a atuar em shows de mágica. Atualmente já tem 13 anos como profissional surdo que faz mágica. Já realizei apresentações no palco da escola, em restaurantes, aniversários dentre outros eventos! Então estou bem envolvido nessa área sendo o primeiro mágico surdo da cidade de Fortaleza, e o primeiro surdo mágico do Brasil.
O E. | O que as cartas representam para você?
L. D. | Eu amo cartomagia. Com 5 meses de treino, e mexendo com mágica e o baralho, comecei já trabalhar como profissional e mostrar ao público. Sempre assisto também vídeos no YouTube, leio livros e com o tempo vou me aperfeiçoando.
O E. | Qual sentimento você leva por ser o primeiro mágico surdo do Brasil?
L. D. | Um sentimento de gratidão. Levar esse título é algo bastante importante para a minha carreira.
OE | Durante sua apresentação, como você enxerga seu público?
L. D. | Enxergo como admiradores do meu trabalho. Pode ver a alegria das pessoas me satisfaz. Quando elas ficam impressionadas com as mágicas, me motivo mais ainda a fazer aquilo que sempre gostei de fazer.
O E. | Como mentalista, como funciona sua atuação nesta área?
L. D. | Como a dupla famosa Derren Brown e Lior Suchard! Mentalismo é pensamento, mas não é mágica!
O E. | Quais seus planos e metas para 2025 ?
L. D. | Em 2025 tenho bastantes projetos. Teatro é um deles. Mas comentarei mais sobre as novidades em breve. Basta acompanhar meu Instagram. @lucasdoficial. Se Deus quiser, vai dar tudo certo.
Por Ismael Azevedo
O post Primeiro mágico surdo do Brasil é cearense, conheça Lucas Dias apareceu primeiro em O Estado CE.