A partir do dia 20 deste mês, os estudantes da rede estadual de Salvador já podem usufruir da emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Esta iniciativa começou no Colégio São Daniel Comboni, localizado no bairro da Sussuarana, com atendimento disponível das 8h às 17h.
O serviço é exclusivamente voltado para alunos e requer agendamento antecipado que deve ser realizado na própria unidade escolar. A primeira via do documento é cedida sem custos, com um total de 600 senhas sendo disponibilizadas ao longo da semana, divididas em 120 por dia.
Quais são os documentos necessários para a emissão da CIN?
Para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, os alunos devem apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil em sua forma original. Caso a certidão apresentada esteja plastificada, é necessário trazer também uma cópia simples do documento.
Quais escolas participarão do projeto além da São Daniel Comboni?
Após a sessão de atendimento no São Daniel Comboni, a emissão da CIN será expandida para outras quatro escolas estaduais em Salvador. As unidades participantes incluem:
- Colégio Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão)
- Colégio David Mendes Pereira (São Marcos)
- Colégio Barros Barreto (Paripe)
- Colégio Luiz Viana (Brotas)
A proposta é que com o apoio do SAC Itinerante, Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e a Secretaria da Educação (SEC), o serviço possa atender mais de 600 estudantes em cada instituição. Há também planos de estender o projeto para escolas do interior do estado em 2025.
Quais são os diferenciais da nova CIN?
A nova CIN apresenta algumas melhorias em relação à versão anterior. Entre os principais avanços estão:
- Utilização do CPF como número único de identificação, simplificando processos burocráticos.
- Versão digital disponível no Gov.br, três dias após a emissão do documento físico.
- Possibilidade de incluir outros documentos como CNH e carteira de trabalho, além de informações como tipo sanguíneo e desejo de doação de órgãos.
Esta ação busca modernizar e unificar os sistemas de identificação, oferecendo mais praticidade e segurança para os cidadãos, especialmente para os jovens estudantes que terão acesso facilitado ao documento.
O post Nova carteira de identidade 20/01: saiba como emitir gratuitamente! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.