A partir de fevereiro de 2025, a Serasa introduzirá uma atualização em tempo real no Serasa Score ao receber pagamentos de dívidas, especialmente via Pix, pelo seu aplicativo. Essa mudança foi anunciada em uma coletiva de imprensa, prometendo reformular a relação do consumidor com o crédito no Brasil. Espera-se um impacto significativo na economia, estimado em até R$ 13 bilhões.
O diretor de serviços de crédito da Serasa e o economista-chefe da instituição apontaram essa inovação como o início de uma “nova era do crédito”. A expectativa é de que esta transformação não apenas melhore a acessibilidade ao crédito, mas que também contribua para um cenário econômico mais robusto.
O que muda com a atualização instantânea do Serasa Score?
A inovação elimina a necessidade de o credor registrar o pagamento da dívida, integrando diretamente tais informações ao sistema da Serasa. Com isso, a negativação é removida de forma imediata, refletindo no score do consumidor sem a espera de dias ou semanas.
Com essa mudança, consumidores terão acesso acelerado ao crédito sob condições mais favoráveis, como taxas de juros reduzidas. A ferramenta visa possibilitar que classes sociais historicamente mais inadimplentes, como as classes C, D e E, tenham maior oportunidade de reorganizar suas finanças.
Como o impacto será percebido nas regiões norte e nordeste?
Devido ao maior índice de inadimplência nessas regiões, a Serasa prevê que o impacto positivo será mais acentuado no Norte e Nordeste. Esta atualização permitirá maior eficiência no retorno do acesso ao crédito, impulsionando assim o desenvolvimento econômico local.
O potencial de consumo destravado por essa medida é imenso, comparável ao volume do comércio varejista no Dia das Mães de 2024. Esse fluxo econômico poderá aquecer setores que dependem de crédito à vista, como o varejo, imobiliário e automotivo.
Quais setores serão mais beneficiados por essa mudança?
O aumento na facilidade de acesso ao crédito deverá beneficiar principalmente:
- Varejo: As expectativas são de aumento nas vendas de bens duráveis, graças ao fortalecimento do poder de compra.
- Imobiliário: Com acesso imediato ao crédito imobiliário, espera-se um aquecimento nas compras e reformas de imóveis.
- Automotivo: A aquisição de veículos, tanto novos quanto usados, também deverá se intensificar.
Como o consumidor pode tirar proveito da atualização instantânea?
Para maximizar os benefícios dessa inovação, espera-se que os consumidores mantenham seus cadastros atualizados no aplicativo da Serasa e priorizem o uso do Pix para pagamentos. A negociação com credores integrados ao sistema permitirá uma quitação mais rápida e eficiente das dívidas.
Acompanhando regularmente o Serasa Score, os consumidores podem identificar novas oportunidades para negociar condições de crédito mais favoráveis, aproveitando o novo cenário que se desenha no mercado brasileiro.
O post Crédito Rápido para Negativados: Conheça a Nova Oportunidade do Serasa! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.