Andou muito distante de algum resultado pelo menos razoável, a tentativa do ex-deputado federal Capitão Wagner, no sentido de reeditar o que se chamaria de Movimento União Pelo Ceará, realizado no Colégio Tiradentes, na noite de sábado, 11. Quando nos referimos a uma tentativa de reedição desse Movimento, é que este já existiu no Ceará, em 1962, e que teve êxito total, elegendo Virgílio Távora governador, além de unir os “incolitgáveis” UDN, de VT e PSD do senador Waldemar Alcântara. O evento dessa vez, segundo apregoava Wagner, visava, entre outros pontos, colocar a União Brasil no âmago e à frente da direita política do Estado do Ceará, apresentar propostas, mas, antes de tudo, preparar estratégias de oposição aos governos de Lula e Evandro Leitão. Vários motivos se apresentaram para o fiasco dos planos de Wagner e de seus seguidores. Um deles é que não estamos no momento de estabelecer táticas político-eleitorais, tendo em vista a confusa situação do amontoado de partidos que estarão envolvidos no pleito de 2026, sendo que um deles é não se saber de que lado estarão os partidos hoje em ação, sabendo-se, com certeza, apenas que o PL de Waldemar Costa e Bolsonaro não abre mão da cabeça de chapa para presidente e para Governador. Acresça-se a tudo isso, o obstáculo que representará André Fernandes, no Ceará para os Planos de Wagner. Além do mais, fica claro que Movimento desse porte exigiria um Virgílio na sua articulação. E este não tem herdeiros nesse campo.
Alvos de Evandro. Por mais que o prefeito Evandro Leitão queira evitar colocar o final da gestão de Fortaleza como problema seu, ele não deixa de se mostrar pasmo diante dos erros da administração finda, o que, segundo ele, é caso à parte, tendo em vista que já tem planos e objetivos capazes de superar, entre outros problemas as contas, que crescem a cada dia.
Objetivo para já. Sobre as armas que o prefeito Evandro disporá para colocar nos eixos alguns setores mais importantes, está a Litinova – Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação. Trata-se da “joia da coroa”, da gestão municipal, que caberia ao deputado Bruno Pedrosa. Evandro preferiu o socialista Odilon Aguiar e o pessedista Osmar de Sá ponte.
Abelardo no Poder. Por conta de tripla coincidência, com as ausências do governado Elmano, da vice-governadora Jade Romero, e do presidente da ALECE, o desembargador Abelardo Benevides, com grande atuação à frente do TJCE, assume por 08 dias o Governo do Estado, devendo despachar normalmente e tomar decisões.
Grande parceria. Hoje, dia 13, a metrópole holandesa de Roterdã, deverá ser palco para importante encontro entre o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o administrador-geral do Porto daquela cidade, Boudewijn Siemens. Aquele Porto é parceiro do nosso Porto do Pecém. A ato, comparecem grandes empresários e investidores internacionais.
Elmano ganha mais uma. Ova boa notícia para o Governo do Estado, que, depois de longo processo, ganhou na Justiça R$ 9,5 bilhões do FUNDEB. O montante tem muitas obras a serem concluídas, espalhadas por todo o Estado. Quem não fica totalmente satisfeita com a conclusão é a APEOC, que defendia a transferência da grana aos professores.
Rejeitando “inconfiáveis”. Segundo se comenta na Câmara Municipal, o prefeito Evandro Leitão, que já contabiliza 30 vereadores na sua base de apoio político, poderá chegar fácil aos 35 vereadores. Eje só não teria a sua base mais ampliada, se resolvesse aceitar a adesão de alguns edis retratados como bastante “inconfiáveis”.
Políticos “sem lado”. Com o alto comando do UB se refastelando com cargos importantes no governo de Lula, lideranças nos estados vivem dúvidas e incertezas. No Ceará os deputados Danilo Forte e Felipe Mota fazem um trabalho de observação e de indagação aos deputados e vereadores do partido, que exigem deles dizerem se são governo ou oposição.
Municípios apenados. Cresce a preocupação de deputados federais do Ceará, tendo em vista que, depois da agitação em nível federal, a decisão do ministro Flávio Dino sobre a rastreabilidade de emendas chegará, com certeza, a vários municípios do Ceará, que deverão apontar donde vieram e quem transferiu emendas “invisíveis” para eles
Obra valiosa. Governo do Estado e Prefeitura fecharam acordo de R$ 115 milhões, destinados à conclusão do Centro Comunitário de Fortaleza, que ocupará o espaço do antigo Desafio Jovem. Oportunidades para todos os jovens sob a orientação de todas as equipes estaduais e municipais responsáveis pelo setor de Apoio Social.
O post Fracassa “nova” União apareceu primeiro em O Estado CE.