Capivari (SP) apresentou a maior atualização com 6,33%, enquanto Águas de São Pedro (SP) teve a menor com 4,50%. Em algumas cidades, descontos para pagamentos à vista vão até 10% do valor total. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 passou por reajuste em municípios da região Piracicabana.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O g1 Piracicaba e Região entrou em contato com as 18 cidades de cobertura para noticiar a atualização do tributo, mas apenas nove responderam até o momento desta publicação.
Carnês do IPTU 2024 de Piracicaba
Divulgação/CCS
Capivari (SP) apresentou o maior reajuste com 6,33%, enquanto Águas de São Pedro teve a menor atualização com 4,50%.
Índice de reajuste do IPTU 2025 por cidade
O dinheiro arrecadado com o IPTU, normalmente, é utilizado pelo poder público para realizar investimentos em áreas públicas e comuns, como saúde, educação, segurança, infraestrutura e outras.
Confira abaixo como fica o reajuste do imposto em cada município, além de métodos de pagamentos e descontos: 👇
Águas de São Pedro
O IPTU de 2025 passou por reajuste de 4,50%. Em 2024, o valor foi de 3,99%.
De acordo com a prefeitura do município, é possível pagá-lo em qualquer rede bancária, lotéricas e pela internet.
Há desconto de 4,50% no valor total para cota única, que tem vencimento para 31 de janeiro de 2025. Já para quem escolheu por pagar parcelado, o vencimento está previsto para todo 10° dia de cada um dos 12 meses de 2025.
A prefeitura ainda informou que o boleto de cota única e carnê para parcelamento foram disponibilizados no site municipal.
Capivari
O reajuste do IPTU de Capivari foi de 6,33% para 2025.
O pagamento pode ser feito em bancos, lotéricas ou pela internet e a segunda via dos boletos pode ser emitida online no Portal do Cidadão da Prefeitura de Capivari.
De acordo com o município, há desconto de 10% para pagamentos à vista. No entanto, o órgão informou que o calendário de pagamento ainda não foi definido, mas que a previsão de vencimento da primeira parcela e da cota única será em março.
Cordeirópolis
Cordeirópolis atualizou em 4,76% o IPTU de 2025. A prefeitura do município informou que o reajuste seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
É possível pagar o imposto em bancos, lotéricas, representantes Caixa e pela internet.
No caso das pessoas que não receberam o carnê, dá para solicitar a segunda via no site do município (www.cordeiropolis.sp.gov.br) ou ir diretamente ao Poupatempo.
O calendário de pagamento tem início em janeiro e divide o valor em 12 parcelas com vencimento sempre no dia 15 de cada mês.
No caso de pagamento à vista, há desconto de 10%. A possibilidade está presente no próprio carnê.
Cosmópolis
O reajuste do IPTU de 2025 foi de 4,76%. O índice foi menor do que em 2024, quando registrou 4,82%.
A prefeitura informou que o pagamento pode ser feito por PIX, aplicativos de celular, caixas eletrônicos com bancos conveniados da prefeitura e lotéricas.
O vencimento da primeira parcela está previsto para 10 de março e tem desconto de 5% para pagamento da cota única.
Iracemápolis
O reajuste do IPTU 2025 de Iracemápolis foi de 4,87% e o pagamento pode ser realizado por aplicativos bancários e em casas lotéricas.
Segunda a prefeitura, a segunda via do carnê estará disponível no site da instituição em breve e o vencimento da primeira parcela e do pagamento a vista com desconto está previsto para 15 de abril de 2025.
No caso da cota única, foi ofertado 10% de desconto para os munícipes.
Limeira
O IPTU de 2025 em Limeira sofreu reajuste de 4,87% e pode ser pago pelo boleto ou PIX. A prefeitura informou que o calendário de pagamento é de 10 a 19 de abril de 2025 e que há desconto de 5% para a cota única.
Piracicaba
O IPTU de Piracicaba passou por atualização de 4,84% em 2025 e teve calendário de pagamento definido a partir de março. O vencimento da primeira parcela será em 17 do mês.
O pagamento à vista acarreta desconto de 5% do valor total. No caso da divisão, é possível parcelar em até 10 vezes sem acréscimo, desde que o pagamento seja feito até o vencimento de cada parcela.
A prefeitura informou, em comunicado à imprensa, que o não pagamento do IPTU de 2025 nos prazos previstos terá a incidência de juros de 1% ao mês e multa de 2% até o 30º dia do vencimento; 5% do 31º ao 180º dia do vencimento e de 10% a partir do 181º dia após o vencimento, calculados sobre o valor do tributo corrigido.
Santa Bárbara d’Oeste
O IPTU 2025 de Santa Bárbara d’Oeste passou por reajuste de 4,84%. De acordo com a prefeitura municipal, foi feito o repasse inflacionário do período.
Os carnês serão distribuídos a partir de fevereiro. A prefeitura afirmou que o pagamento do tributo pode ser realizado em duas formas: à vista e parcelada.
No caso da cota única, o vencimento está previsto para 20 de março e tem desconto de 10%. Já para a maneira parcelada, não há desconto e as parcelas são divididas em 10 meses, de março a dezembro, com vencimentos em todo dia 20 de cada mês.
A prefeitura informou que neste ano serão emitidos 85.860 carnês e que há expectativa de arrecadação é de R$ 77 milhões.
São Pedro
Em São Pedro, o reajuste no IPTU 2025 foi de 4,87%.
O pagamento poderá ser feito por meio do boleto encaminhado para o endereço do munícipe. Além disso, há como solicitar a segunda via pelo site da Prefeitura (www.saopedro.sp.gov.br). Basta acessá-lo e clicar no ícone “Emissão de Guias e 2ª Via de Tributos Municipais”.
A prefeitura do município informou que há desconto de 5% para pagamento à vista, válido apenas para pessoas que estejam sem dívidas com tributos. No caso do parcelamento, há divisão em 10 vezes e o vencimento fica para o décimo dia de cada mês.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba