O lançamento dos novos microparques “Bosque Polar” e “Vila Verde” no bairro Vila Velha, na tarde da última segunda-feira (19), marca a inauguração do 11º e 12º equipamento de lazer na Capital cearense. O projeto – que conta com polos em bairros como Conjunto Ceará, Parque Dois Irmãos, Parque Manibura, Jangurussu, São Bento, Messejana, Lagoa Redonda, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Sapiranga, Parangaba, José Walter, Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários, Mondubim, Aracapé, Conjunto Esperança, Carlito Pamplona e agora Vila Velha – foi iniciado em 2022, durante a gestão do prefeito José Sarto (PDT).
A ação integra o Fortaleza Cidade Sustentável (FCS) de investimento aproximado de pelo menos R$12 milhões. De acordo com Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), os principais objetivos são expansão das áreas verdes de Fortaleza; criação de novos espaços verdes para a população, trazendo novos usos; estímulo para que crianças pequenas (1ª infância) e suas famílias tenham um maior contato com a natureza; incentivar experiências e aprendizagem ao ar livre; dar mais acesso a estudantes de escolas públicas a espaços naturalizados.
O projeto tem participação de secretarias como a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e outros órgãos municipais e conta com a iniciativa “Urban 95”, um projeto da Fundação van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.
Também segundo a PMF, as construções unem elementos já existentes em outras praças tradicionais da Cidade, como quadra de areia, academia, com espaços ao ar livre, com maior contato com a natureza e experiências para cidadãos de todas as idades. A gestão destaca que os microparques buscam somar meio ambiente, primeira infância e educação. O projeto também conta com a participação comunitária desde o início do processo, que inclui o envolvimento da população em etapas, como entrevistas domiciliares, reuniões, oficinas lúdicas com as crianças, eleição de conselho gestor e adotante, escolha do nome do microparque, obra assistida com visitas guiadas e acompanhamento cinco meses após a entrega.
Reconhecimentos
O projeto ficou em terceiro lugar no prêmio Seoul Design Award for Sustainable Daily Life 2023, que avaliou iniciativas – assinadas por designers e organizações de diversos países – que têm o intuito de contribuir para modos de vida mais sustentáveis e harmônicos nas cidades. O Microparques Urbanos foi o único da América do Sul selecionado para concorrer ao prêmio, organizado pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul. Em 2022, o projeto recebeu o prêmio AIPH World Green City Awards, ficando em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em evento realizado na Coreia do Sul.
Os microparques fazem parte da coletânea de iniciativas do programa Fortaleza Cidade Sustentável, uma política que busca a valorização dos espaços verdes em sintonia com as áreas construídas.
Infância saudável
Um relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2023, apontou a necessidade de assegurar a todas as crianças acesso a espaços verdes. Segundo o relatório, estudos internacionais identificaram que crianças com contato regular com áreas verdes têm, por exemplo, níveis menores de hormônios do estresse e pressão arterial mais baixa.
Outro artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirma que o contato com a natureza ajuda também a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento de múltiplas linguagens e a melhora da coordenação psicomotora. Isso sem falar nos benefícios mais ligados ao campo da ética e da sensibilidade, como encantamento, empatia, humildade e senso de pertencimento.
(Por Hyago Felix, estagiário sob supervisão de editores)
O post Com duas inaugurações no bairro Vila Velha, Fortaleza chega a 12 micro parques urbanos apareceu primeiro em O Estado CE.